Por Pedro Sobreiro
A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou uma parceria inédita e revolucionária que promete investir na base para devolver o basquete brasileiro à elite do esporte mundial.
A CBB fechou uma parceria de cinco anos com a Wood Nest Sports (WNS), uma organização global liderada pelo CEO Mr. Anil Kumar, cuja missão é realizar investimentos de larga escala que combinam excelência esportiva com desenvolvimento socioeconômico e criação de empregos a nível internacional.
A WNS é a nova patrocinadora máster do basquete brasileiro, em um acordo que envolve cifras na casa dos oito dígitos.
De acordo com a CBB, a "parceria foi consolidada através dos esforços diplomáticos do Dr. Karel Logghe, e transcende o esporte. WNS e CBB vão trabalhar com um investimento profundo de um player global na mudança social, no emprego e no desenvolvimento de talentos em escala mundial".
Sonho antigo
Recuperar o prestígio nacional e internacional é a grande missão do presidente da CBB, Marcelo Corrêa Sousa, desde que foi eleito, no final de 2024. Era questão de tempo até que um acordo desse porte surgisse, já que atrair investimentos de fora para desenvolver o esporte no país era um sonho antigo do gestor.
"É a realização de um sonho e um trabalho que vinha sendo conduzido há anos, culminando agora na chegada da Wood Nest Sports à CBB. Essa parceira internacional acredita no basquete brasileiro e no Brasil e esse patrocínio nos traz a possibilidade de avançar ainda mais nos projetos e objetivos de curto e médio prazo", afirmou Marcelo Sousa, Presidente da CBB.
Ao firmar essa parceria, que foi sendo construída ao longo de reuniões do presidente com Mr. Anil Kumar e o CEO da CBB André Barbosa Alves, a gestão desenvolve laços do esporte brasileiro com a Índia.
A WNS é um player global, que traz ao país sua expertise e credibilidade no mercado para a realização de torneios. Nesta parceria, está prevista a criação de um torneio anual oficial da CBB que será disputado pelos jovens. Além disso, haverá acesso dos atletas brasileiros a uma Clínica Técnica na Índia, com associação exclusiva à WNS, promovendo o intercâmbio técnico, esportivo e fortalecendo laços entre os mercados das duas nações.
Fator social
Mais do que o desenvolvimento esportivo, a parceria com a WNS tem um forte caráter social. A parceria prevê a inclusão de Celso Athayde, da CUFA (Central Única das Favelas) no desenvolvimento de projetos a curto, médio e longo prazo, apostando no desenvolimento do esporte nas comunidades.
A parceria lançará o programa "The WNS CBB Youth Program" (Programa da Juventude da WNS e CBB), além de intensificar a atuação do já existente "CBB Cuida", o projeto social da entidade que apoia financeiramente projetos sociais de incentivo ao basquete.
Esses programas vão criar núcleos sociais que levarão centros de basquete para todos os 27 estados brasileiros em parceria com a CUFA.
Esse projeto ousado prevê a geração de empregos em diversos setores nos dois países, fortalecendo a cooperação política e econômica entre Brasil e Índia.
"A Wood Nest Sports atua no cenário mundial com a convicção de que o capital e o esporte devem servir ao progresso da humanidade. Ao unir forças com o Sr. Marcelo Sousa, o Sr. André Alves e o Sr. Celso da CUFA, estamos criando um ecossistema que vai além do basquete. Estamos investindo em empregos, nos jovens das favelas e na ponte entre o Brasil e a Índia. Nossa visão é clara: uma sociedade melhor para todos, impulsionada pela paixão e solidariedade", celebrou Mr. Anil Kumar, CEO da Wood Nest Sports.
CBB Academy
A Wood Nest Sports entra como patrocinadora institucional exclusiva da CBB Academy. Isso significa que todo o material referente à formação de gestores esportivos e treinadores esportivos, incluindo materiais educativos e plataformas de estudo, passarão pela supervisão e cuidado da empresa indiana. Mais do que isso, o conteúdo será disponibilizado para os participantes do projeto tanto no Brasil quanto na Índia, promovendo esse intercâmbio de conhecimentos.
Desenvolvimento
A parceria entre CBB e WNS é apenas mais um capítulo do projeto ambicioso de reconstrução do basquete brasileiro. Na reta final de 2025, a entidade renovou o contrato com a Molten, a fornecedora de bolas oficiais das Olimpíadas e das competições FIBA no basquete 5x5.
Com a renovação, a marca segue fornecendo a bola de todas as competições oficiais da CBB, com a BG 4500, passando por Brasileiros de Seleções Estaduais, Campeonatos Brasileiros Interclubes na base e também torneios adultos, incluindo o 3x3. A marca também fechou parcerias com o NBB e a LBF.
"A Molten é a melhor bola do mundo e o basquete brasileiro merece o que tem de melhor sempre. Feliz pela renovação de contrato e com a certeza de que vamos avançar cada vez mais nessa parceria", comentou Marcelo Sousa.