Na tarde desta quarta-feira (14), o Vasco apresentou seu segundo reforço para a temporada 2026: o zagueiro uruguaio Alan Saldivia.
Com 24 anos e 1,80m de altura, o defensor vestirá a camisa de número 4, que ficou disponível após a liberação também uruguaio Mauricio Lemos.
Vindo do Colo-Colo, do Chile, Saldivia foi apresentado à imprensa no CT Moacyr Barbosa, na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde falou sobre suas expectativas para a temporada do Cruzmaltino.
"As expectativas não podem ser outras que não sejam de ser campeão. É assim para o clube, para a torcida... Para todos. É o objetivo único de ser campeão. Sobre [Carlos] Cuesta [pilar defensivo do clube atualmente], é um jogador muito bom e experiente. Não tenho preferência [em que posição jogar]. Se me pedirem para jogar pela esquerda ou pela direita, está tudo bem. Onde me pedirem, jogarei. Não tenho preferência por lateral, zagueiro ou linha de três. Quero jogar. Jogarei onde o treinador me pedir", afirmou.
Falando no treinador, Saldivia revelou que o contato com o técnico Fernando Diniz é antigo e já vinha acontecendo há cerca de um ano, corroborando com a fala do técnico na coletiva concedida na segunda-feira (12).
"[Fernando] Diniz me ligou muito, falou do clube, da pretensão em crescer e melhorar como jogador. Gostei muito do que ele me falou e das coisas que ele quer que eu melhore. Acho que isso será muito bom para mim enquanto jogador. Crescer e melhorar como profissional [...] Foi um dia muito intenso, de muitas mudanças. Eu queria muito estar aqui, já fazia um ano que conversava com Diniz", revelou.
Ao lado do reforço, o diretor de futebol Admar Lopes falou sobre a contratação e a previsão de estreia dos reforços. Segundo o português, tanto Rojas quanto Saldivia não estarão disponíveis para a estreia contra o Maricá, nesta quinta (15), mas já poderão ser escalados no domingo (18), contra o Nova Iguaçu.
"[Saldivia] É um jogador que já monitorávamos há algum tempo, que já tínhamos tentado inclusive a contratação dele na janela do meio do ano e agora finalmente foi possível. É um prazer muito grande que ele se junte ao Vasco da Gama. Queria usar essa deixa para dizer que ele vem em definitivo. Assina contrato até 2028. Tanto o Alan como o Johan Rojas, que foi apresentado na segunda-feira, por questões burocráticas não vão poder jogar amanhã. Mas pedimos que os dois estejam disponíveis a tempo para estrear no Carioca no domingo", afirmou o diretor.