Por:

Secretário de Esporte e Lazer, Fernando Vanin, assume cadeira no Conselho Estadual de Desportos

O Diário Oficial do Estado publicou na terça-feira, 6 de janeiro, a nova composição do Conselho Estadual de Desportos (CED). O secretário municipal de Esporte e Lazer de Campinas, Fernando Vanin, é um dos membros escolhidos. Vanin também integra o Conselho Nacional de Esportes (CNE) e responde pela presidência do Conselho Municipal de Esportes e Lazer (CMEL).

O secretário chega ao órgão com a missão de levar a experiência da metrópole do interior para as diretrizes estaduais. Segundo ele, a representação nos Conselhos nos segmentos municipal, estadual e nacional contribuem para que Campinas participe ativamente nas discussões sobre políticas esportivas, fortalecendo parcerias e trazendo investimentos para o desenvolvimento da gestão esportiva municipal.

"Fico honrado e privilegiado em poder contribuir para as três esferas de administração esportiva do nosso País. Ter representação nos três conselhos de esporte é estratégico para Campinas" afirmou.

Vanin, como membro do CNE, que pertence ao Ministério do Esporte, também é o representante federal no CED.

O CED

O Conselho Estadual de Desportos é o "cérebro" das políticas públicas do setor em São Paulo. Como órgão colegiado, suas funções vão além da atribuição consultiva; ele é fundamental para iniciativas como:

Formulação de diretrizes

Desenhar o futuro do esporte paulista para o biênio 2026-2027.

Integração

Unir os interesses de federações, clubes (via Sindi-Clubes) e cronistas esportivos.

Fiscalização e apoio

Monitorar a implementação de programas de incentivo e assessorar o Governo na definição de orçamentos.

Composição do Conselho (Mandato 2026-2027)

De acordo com o decreto publicado em 30 de dezembro de 2025, o mandato dos conselheiros é de dois anos. Participam representantes de diversos setores. Confira quem são:

Livre escolha do governador: Fraide Barrêto Sales e Francisco Ronald Rocha Fernandes; Eugenia Cristina Cleto Marolla e Diogo Colombo de Braga.

Livre escolha da secretária de Esportes: Carolina Seixas da Silva Nicolau e Joana Passos Miraglia; Glicia Maria Bellemo Cassone e Georgios Stylianos Hatzidakis.

Associação dos Cronistas Esportivos (ACEESP): Wagner Oliveira Prado e Nelson Gonçalves Nunes.

União das Federações (UFEESP): Joel Lucas Vieira de Oliveira e Frederico Paukoski Wilche.

Conselho Regional de Educação Física (CREF4/SP): Rialdo Tavares e Humberto Aparecido Panzetti.

Do Ministério do Esporte: Fernando Lourenço Vanin, e André Rubens Trindade, respectivamente como titular e suplente.

Campinas no centro das decisões

A nomeação de Vanin não é isolada. Com este novo cargo, o secretário consolida uma posição de influência estratégica: ele já atua como titular no Conselho Nacional do Esporte (CNE), representando a Associação Brasileira dos Secretários Municipais de Esportes e Lazer (ABSMEL) junto ao Ministério do Esporte.

Essa conexão direta entre o município de Campinas, o Governo de São Paulo e o Governo Federal coloca a cidade em uma posição privilegiada para a captação de recursos, grandes eventos e projetos de infraestrutura esportiva.