O Palmeiras viveu um 2025 catastrófico, com muitas lições a aprender para 2026. Com investimento estimado em R$ 700 milhões, o alviverde chegou em 2025 com a expectativa de ser campeão Paulista, Brasileiro, da Copa do Brasil, Intercontinental e Super Mundial. No entanto, fechou o ano de mãos abanando.
No Paulistão, com seu confuso regulamento, o Palmeiras chegou a estar muito próximo da eliminação na fase de grupos, mas conseguiu se recuperar e chegou à final. Diante do rival Corinthians, o Alviverde não conseguiu desempenhar. No jogo de ida, empate por 0 a 0. Na volta, em pleno Allianz Parque, o Palmeiras perdeu por 1 a 0 e viu o rival fazer a festa.
No Super Mundial FIFA, a grande estrela do ano no futebol internacional, nova decepção. O Palmeiras estreou contra o Porto, de Portugal, e empatou em 0 a 0, numa partida de pouquíssima inspiração. No jogo seguinte, bateu o Al Ahly, do Egito, por 2 a 0. No último jogo da fase de grupos, enfrentou o inconstante Inter Miami, de Lionel Messi, e empatou por 2 a 2. Mesmo com a fase de grupos decepcionante, o time avançou para as oitavas, em que eliminou o Botafogo em jogo decidido no talento individual de Paulinho, que fez o gol da vitória e se lesionou - sem previsão de voltar aos gramados desde então. Nas quartas, enfrentou o Chelsea, da Inglaterra. Diante dos londrinos, derrota por 2 a 1 e fim do sonho do Mundial. Para piorar, o craque do time, Estêvão, se despediu da equipe para rumar ao Chelsea.
Na Copa do Brasil, estreou na terceira rodada e eliminou o Ceará com facilidade. Dois jogos, duas vitórias. Nas oitavas, esbarrou novamente no alvinegro paulista. Diante do Corinthians, um desastre tomou conta. Na volta da frustrante participação do Super Mundial FIFA, o Palmeiras perdeu os dois jogos contra o rival e foi eliminado precocemente, outra vez em casa. Para piorar, a temporada ainda terminou com o Corinthians vencendo a Copa do Brasil. Um pesadelo para os palmeirenses.
Restavam apenas o Brasileirão e a Libertadores. O Campeonato Brasileiro parecia encaminhado. No entanto, após uma sequência de empates e derrotas, a "gordurinha" palmeirense foi queimando, até que o Flamengo conseguiu ultrapassá-lo na reta final, conquistando o Brasileirão em pleno Maracanã, contra o Ceará.
Já a Libertadores terminou da forma mais frustrante possível, com a derrota por 1 a 0 para o Flamengo. Com isso, 2025 terminou com muitas lições e frustrações para o Palmeiras e para Abel Ferreira. Muitos ajustes precisarão ser feitos para 2026.