Por:

Flu: do Top-4 do mundo à frustração da volta ao Brasil

Depois de escapar do rebaixamento em 2024, o Fluminense chegou a 2025 sonhando com uma temporada mais tranquila e vitoriosa. Ainda sob comando de Mano Menezes, o Tricolor perdeu o carioca para o Flamengo na final. Mano foi demitido após derrota para o Fortaleza na primeira rodada do Brasileirão. Para recuperar a equipe, a diretoria trouxe de volta o técnico Renato Gaúcho.

Sob comando de Renato, o time passou a ter boas atuações. Mas o destaque veio mesmo no Super Mundial FIFA. O Flu surpreendeu com atuações incríveis. Empatou com o Borussia Dortmund e venceu a Inter de Milão, vice-campeã da Champions, por 2 a 0. Também venceu o Al Hilal, que havia eliminado Manchester City e Real Madrid. Na semifinal, perdeu para o Chelsea com dois gols de João Pedro, atleta revelado pelo Flu, e voltou para o Brasil como o 4º melhor time do Mundial.

Na volta ao Brasil, o Flu entrou numa maré de azar. Patinou no Brasileirão e foi eliminado para o Lanús, na Sul-Americana. Cansado das críticas, Renato pediu demissão após a eliminação. Para seu lugar, veio Zubeldía, que fez o Flu reencontrar o caminho das vitórias. Porém, o ano ainda guardava um capítulo amargo para 2025: a eliminação para o Vasco, nos pênaltis, na semifinal da Copa do Brasil.

No fim, a conquista da vaga para a Libertadores via Brasileirão foi um "prêmio de consolação" que salvou o ano do Flu e agora permitirá ao Tricolor sonhar com o bicampeonato da América em 2026.