Após as negociações entre Flamengo e Filipe Luís terem esfriado no fim de semana, o Rubro-Negro surpreendeu a torcida com o anúncio da renovação contratual do treinador com o clube até dezembro de 2027.
No fim de semana, foi divulgado que o técnico havia pedido 5 milhões de euros livres de impostos por ano (algo em torno de R$ 32 milhões) para renovar com o Flamengo. O pedido tinha como base o contrato de Abel Ferreira com o Palmeiras. A pedida salarial assustou a diretoria flamenguista, que passou a estudar o mercado em busca de opções, enquanto seguia negociando com Filipe Luís.
O que parecia improvável se concretizou nesta segunda (29), em um acordo que, de acordo com o diretor de futebol do Flamengo, José Boto, só aconteceu por conta de um "desejo genuíno" dos envolvidos.
"O desfecho positivo só foi possível porque havia, de ambas as partes, o desejo genuíno de continuidade do projeto, além da disposição conjunta para convergir interesses e construir um acordo equilibrado e sustentável, que atendesse aos anseios do técnico, mas também às políticas de governança do clube estabelecidas pelo BAP (Luiz Eduardo Baptista, presidente do Flamengo)", comentou José Boto, diretor executivo de futebol do clube.
Com o novo acordo, Filipe Luís e sua comissão técnica receberão 4 milhões de euros livres de impostos por ano (algo em torno de R$ 26 milhões), fazendo de Filipe o segundo técnico mais bem pago do país, ficando atrás somente de Abel Ferreira, do Palmeiras.
A renovação contratual é uma boa notícia para os torcedores, já que Filipe Luís demonstrou diversas vezes na última temporada, em que conquistou Supercopa do Brasil, Carioca, Brasileirão e Libertadores que tem o elenco nas mãos, o que deve ser um trunfo na temporada 2026. Além disso, ele receberá reforços pontuais.
"A renovação simboliza a continuidade de uma história de longa data entre Filipe Luís e o Flamengo. Rubro-negro desde a infância, o treinador construiu uma relação afetiva profunda com o clube, que se fortaleceu dentro de campo, quando defendeu o Manto como jogador, e segue agora à beira do gramado, liderando a equipe durante um dos períodos mais vitoriosos de sua história. Com a renovação de Filipe Luís, o Flamengo reafirma sua convicção na continuidade do trabalho desenvolvido e trabalhará firmemente para que os próximos anos sejam marcados por ainda mais sucesso, crescimento profissional e conquistas", disse o Flamengo por meio de comunicado oficial.