A Temporada 12 (2025/26) do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E começa em São Paulo, neste sábado (6). As rivalidades e a intensa ação na pista vistas ao longo da Temporada 11 serão religadas quando a Fórmula E acelerar no icônico Sambódromo do Anhembi.
Pela segunda vez na história, a disputa começa na cidade favorita dos fãs, São Paulo - lar das lendas do automobilismo Ayrton Senna e Emerson Fittipaldi - para a Temporada 12 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
O atual Campeão Mundial de pilotos, Oliver Rowland, e os atuais Campeões Mundiais de Equipes e de Fabricantes, Porsche Formula E Team, estarão ansiosos para começar a temporada com o pé direito. Além disso, a Temporada 12 conta com vários novos pilotos, incluindo o brasileiro Felipe Drugovich (Andretti Formula E), Pepe Martí (Cupra Kiro) e Joel Eriksson (Envision Racing), que estarão ansiosos para deixar sua marca no icônico circuito paulista.
Felipe Drugovich, nº 28, piloto da Andretti Fórmula E, afirmou estar muito animado para a estreia em casa.
"Estou super, super animado. Acho que essa será provavelmente uma das melhores experiências da minha carreira; fazer minha estreia em uma corrida internacional e em uma categoria de ponta do automobilismo no Brasil. Meu objetivo é conquistar o melhor resultado possível diante de todos os fãs brasileiros. A pista é muito rápida e proporciona muitas ultrapassagens incríveis, com o desafio adicional de administrar a energia. Estou ansioso para chegar a São Paulo e vou tentar aproveitar ao máximo minha estreia".
Mitch Evans, nº 9, piloto da Jaguar TCS Racing, relembrou sua corrida histórica em 2024.
"São Paulo sempre terá um lugar especial para mim depois da corrida do ano passado. Sair da 22ª posição no grid para conquistar a vitória foi um momento histórico e inesquecível da minha carreira. A equipe e eu sabemos o quão difícil essa pista pode ser, mas estamos prontos para lutar muito novamente e, com sorte, entregar outro bom resultado para os fãs. A torcida brasileira é incrível - sua paixão e energia criam uma atmosfera fantástica, o que torna as corridas aqui ainda mais emocionantes".
E Oliver Rowland, piloto número 1, da equipe Nissan de Fórmula E, disse estar focado em melhorar ainda mais seu desempenho.
"Estou ansioso para estar na pista no Brasil e começar a nova temporada como atual Campeão Mundial de Pilotos. É uma nova temporada, então nosso foco é, mais uma vez, maximizar nosso desempenho, já que o grid estará ainda mais competitivo. É um circuito complicado, com pouca aderência e bastante irregular. Controlar a temperatura no calor será crucial, e também será importante encontrar um bom ritmo desde o TL1. Liderei a maior parte do E-Prix de São Paulo no ano passado, claro que muita coisa aconteceu, mas meu objetivo é lutar novamente para garantir um bom começo nesta temporada".
Formula E volta às ruas de São Paulo
Com uma população de mais de 23 milhões de habitantes, a maior cidade do Brasil recebe o E-Prix Google Cloud de São Paulo da ABB FIA Fórmula E pela quarta vez. O circuito de 2.933 m, com 11 curvas, apresenta três longas e rápidas retas interligadas por chicanes técnicas e curvas fechadas à direita, proporcionando muitas ultrapassagens e manobras emocionantes. Os fãs podem esperar ultrapassagens, carros pegando vácuo e gerenciamento preciso de energia e temperatura da bateria.
Na última temporada, a prova de São Paulo proporcionou um início emocionante para a Temporada 11, culminando em uma vitória histórica para Mitch Evans (Jaguar TCS Racing), no qual o piloto neozelandês largou em último no grid de 22 carros, utilizando duas bandeiras vermelhas e o MODO DE ATAQUE de forma estratégica para abrir caminho pelo pelotão.
Evans resistiu à pressão de António Félix da Costa (Jaguar TCS Racing, anteriormente Porsche Fórmula E) para conquistar a vitória, enquanto o estreante Taylor Barnard (DS PENSKE, anteriormente NEOM McLaren) garantiu um sensacional terceiro lugar, tornando-se o piloto mais jovem a subir ao pódio na história do campeonato.
Sustentabilidade
Enquanto a ABB FIA Formula E mantém sua posição como o esporte mais sustentável do mundo, ela continua a apoiar as comunidades e o meio ambiente como parte de seu propósito mais amplo de acelerar o progresso humano sustentável. Desde programas de impacto social de base e projetos comunitários locais apoiados pelo Fundo Better Futures, até o fornecimento de energia renovável para o evento e sistemas significativos de gestão de resíduos, a sustentabilidade social e ambiental faz parte do DNA da Formula E.
FIA Girls on Track
Reafirmando seu compromisso com a educação e a inclusão de gênero no automobilismo, a iniciativa FIA Girls on Track para a Temporada 12 visa alcançar ainda mais pessoas em todos os mercados de corrida, apoiando a crescente demanda de jovens mulheres que buscam oportunidades para seguir carreira no automobilismo.
O programa FIA Girls on Track receberá até 120 adolescentes durante a semana da corrida. As participantes poderão desfrutar de workshops, jogos, palestras sobre carreiras e uma visita guiada aos boxes, promovendo o empoderamento e a educação no automobilismo e na engenharia. O FIA Girls on Track é apoiado pela Hankook (Parceira Apresentadora) e pela AutoLiv (Parceira Oficial).
Novidades
O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E retornará à vibrante cidade litorânea de Sanya (China) pela primeira vez desde a Temporada 5, juntando-se a Xangai no calendário 2025/26, que marca a maior e mais abrangente temporada da Fórmula E até o momento - 17 corridas em 11 locais diferentes.
A Temporada 12 terá duas corridas na China, reforçando sua importância como um mercado estratégico e histórico para o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. O circuito de rua de Sanya promete um desafio único e um cenário tropical espetacular para a expansão do campeonato.
Nas atualizações esportivas, foram feitas alterações no popular formato de classificação e no MODO DE ATAQUE da ABB FIA Fórmula E. Na Classificação, as Fases de Grupos foram reduzidas para 10 minutos cada, com tempos de Duelos revisados, criando um formato mais rápido, competitivo e atraente para o público, que cabe em uma hora.
Entretanto, o MODO DE ATAQUE foi ajustado para manter as corridas imprevisíveis. Corridas com PIT BOOST terão a opção de ativação do MODO DE ATAQUE apenas uma vez, enquanto corridas sem PIT BOOST manterão duas ativações. A obrigatoriedade de completar o tempo total do MODO DE ATAQUE foi removida.
Um marco importante foi alcançado nos regulamentos financeiros da Fórmula E: os salários maternidade e paternidade agora estão excluídos do teto de custos.
Isso garante que as equipes possam apoiar integralmente funcionários em momentos importantes de suas vidas, sem comprometer a competitividade ou a equidade financeira - um passo significativo para a Fórmula E, para a Estratégia Feminina da FIA e para seus objetivos mais amplos de inclusão.
Por fim, o Treino Livre para novatos acontecerá como parte do E-Prix de Miami de 2026, enquanto o Teste Coletivo para Novatos será realizado após o E-Prix de Madri de 2026. Essas sessões permitem que as equipes ofereçam oportunidades significativas para a próxima geração de talentosos pilotos.
A largada para a corrida do E-Prix Google Cloud de São Paulo de 2025 será no sábado (6) às 14h05, no horário de Brasília, no Sambódromo do Anhembi, mas abertura dos portões acontecerá às 7h. Ainda há ingressos à venda, que podem ser comprados por meio do site: https://feverup.com/m/410878.