Por: Pedro Sobreiro

Nasce uma estrela no Vasco da Gama

Rayan é o grande nome do Vasco na temporada 2025 | Foto: Matheus Lima/Vasco

Com os dois gols marcados na goleada de 5 a 1 do Vasco sobre o Internacional, na última sexta-feira (28), o atacante Rayan bateu um recorde da instituição, que pertencia justamente a Roberto Dinamite, o maior ídolo do Vasco da Gama.

A revelação de 19 anos chegou aos 14 gols marcados no Campeonato Brasileiro de 2025. Isso faz dele o primeiro jogador sub-19 da história do Vasco a marcar tantos gols em uma única edição do Brasileirão.

A nível de comparação, o recordista anterior do Vasco era ninguém menos que Roberto Dinamite, que marcou 13 gols no Campeonato Brasileiro de 1973, quando também tinha 19 anos. O recorde permaneceu inalcançável por 52 anos.

Além disso, com os dois gols, Rayan chegou a 19 tentos marcados na temporada, fazendo dele o maior artilheiro sub-19 do mundo, superando o craque Lamine Yamal, do Barcelona, com 18 gols, e Estêvão, do Chelsea, com 17 gols.

Com dois jogos para o fim do Brasileirão, o camisa 77 da Colina ainda pode tentar bater o recorde de Neymar, que se tornou o maior artilheiro sub-19 de uma única edição do Brasileirão em 2010, quando marcou 17 gols. Será que o 'Cria' do Vasco vai conseguir?