Por: Pedro Sobreiro

Adidas lança uniformes para a Copa do Mundo 2026

Adidas lançou os uniformes de 22 seleções para o Mundial | Foto: Divulgação/ Adidas

Visando aproximar o público da Copa do Mundo FIFA 2026, a Adidas apresentou oficialmente os uniformes principais das 22 federações para qual fornece materiais esportivos. São elas: Argélia, Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Costa Rica, Alemanha, Hungria, Itália, Japão, México, Irlanda do Norte, Peru, Catar, Arábia Saudita, Escócia, Espanha, Suécia, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Venezuela e País de Gales.

"O uniforme nacional é o símbolo da união e do orgulho de um país. À medida que as seleções entram em campo na maior Copa do Mundo da história, elas carregam as esperanças de uma nova geração de torcedores, enquanto representam as que vieram antes. Uma Copa do Mundo é sobre criar momentos que transcendem o estádio — por isso, projetamos os uniformes como uma homenagem às raízes de cada nação, mas também para celebrar uma era em que cada torcedor, em qualquer lugar, faz parte da história", disse Sam Handy, diretor-geral de Futebol da Adidas.

Apostando em cores vivas e muito detalhadas, a coleção resgata símbolos e momentos históricos não apenas das seleções, mas da própria Copa do Mundo, que será disputada no México, Estados Unidos e Canadá. Mais do que um design ousado, os uniformes apresentam um tecido tecnológico com materiais Climacool+, que foi desenvolvido para suportar o calor intenso do verão norte-americano. O tecido tem elasticidade mecânica 3D com mapeamento corporal, que absorvem o suor dos atletas. Da mesma forma, as tradicionais três listras da marca trazem furinhos que ajudam na ventilação do uniforme, refrescando um pouco mais os jogadores e torcedores.

"Desenhar nossa coleção de uniformes para a Copa do Mundo FIFA 2026™ foi uma oportunidade de honrar a identidade única de cada país, enquanto impulsionamos os limites da inovação e do desempenho. Cada camisa conta uma história — mesclando herança cultural com estética moderna — e foi desenvolvida com nossas tecnologias mais avançadas para manter os jogadores frescos e confortáveis no maior palco do futebol. Dos detalhes visuais ousados ao logotipo mutante e aos recursos de ventilação inovadores, esta coleção representa o futuro do design de uniformes de futebol", concluiu Thomas Mace, VP de Design da adidas Futebol.

Os uniformes serão comercializados a partir desta quinta (6) e estarão disponíveis nas lojas oficiais da Adidas e na Arena Trionda, em São Paulo.