Por:

Fábio bate recorde histórico no Rio

Ao entrar em campo na terça (19) na vitória do Fluminense por 2 a 0 sobre o América de Cali, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, Fábio se tornou o atleta com o maior número de jogos da história do futebol mundial: 1391 partidas disputadas. Ele superou a marca de 1.390 jogos que até então só o inglês Peter Shilton detinha, o maior número de partidas disputadas por um jogador na história do futebol mundial.

Shilton também atuou como goleiro e é o atleta que mais vezes defendeu a seleção inglesa, com 848 aparições. Jogou entre 1966 e 1997, mesmo ano em que Fábio estreou no profissional pelo União Bandeirante.

Segundo contagem feita pelo Fluminense, o arqueiro disputou 30 partidas pela extinta equipe paranaense, 150 pelo Vasco e, até agora, 235 pelo tricolor carioca.

As outras 976 partidas que completam a conta no currículo de Fábio foram pelo Cruzeiro, onde ficou por 16 anos e é até hoje considerado ídolo.

Em entrevista à reportagem, o goleiro relembrou sua saída conturbada do Cruzeiro.

"Muitos achavam que era o fim da linha, mas eu só estava esperando o tempo certo para abrir a porta aqui no Fluminense e me dar a possibilidade de viver um sonho grandioso que foi a conquista da Libertadores, da Recopa, títulos que eu não tinha e que Deus fez com que eu passasse por todo esse processo", disse o jogador.

"Eu estava acampado no deserto, onde achavam que era o fim, e Deus só estava esperando o momento certo para que eu pudesse caminhar aqui no Fluminense e ajudar a realizar esse sonho não só meu, mas de toda a torcida tricolor. Então foi preparado, como sempre, na perfeição de Deus", concluiu o jogador com mais partidas na história do esporte.

Por Bruno Braz (Folhapress)