Em duelo válido pela segunda rodada do Masters 1000 de Cincinnati contra o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, João Fonseca saiu atrás, mas acabou se beneficiando da desistência do adversário no fim do segundo set para avançar à próxima fase do torneio.
O próximo adversário do brasileiro sai do confronto entre o italiano Flavio Cobolli (22º) e o francês Terence Atmane (136º).
O primeiro set da partida contra Fokina foi marcado pelo equilíbrio, com a parcial sendo definida apenas no tie-break. No game desempate, o espanhol — 18º do ranking— foi melhor e fechou em 7 a 4.
No segundo set, Fokina parecia que não teria dificuldade de liquidar o jogo, com duas quebras logo no início para abrir 4 a 0 de vantagem.
Atual 52º do mundo, Fonseca conseguiu uma grande recuperação a partir de então, devolvendo as quebras para vencer cinco games em sequência e virar o set para 5 a 4.
Antes da definição da segunda parcial do jogo, Fokina, que não havia dado sinais de graves problemas físicos até então, surpreendeu ao anunciar a desistência do jogo.
"Em primeiro lugar, tentei dar o meu melhor. Busquei impor a minha técnica e busquei a virada no segundo set. Não sei o que aconteceu, lamento por ele, mas fico feliz com a classificação", afirmou João após a partida. "Desejo melhoras para o Fokina, que é um grande jogador."
Com o resultado, o tenista iguala sua melhor campanha em um Masters 1000. Em março, em Miami, ele também avançou até a terceira rodada, quando foi eliminado pelo australiano Alex de Minaur.
João também já conseguiu igualar a melhor campanha do Brasil em simples na chave masculina desde Flávio Saretta.