As oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes terão quatro equipes do Brasil. Todos os representantes do país na competição sobreviveram à primeira fase, com maior ou menor dificuldade. No caso do Fluminense, que se juntou no mata-mata a Flamengo, Botafogo e Palmeiras, não foi fácil.
A vaga foi assegurada na tarde de quarta-feira (25), em um empate por 0 a 0 com o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, no Hard Rock Stadium, em Miami Gardens. O resultado deu à equipe tricolor a segunda colocação do Grupo F, com cinco pontos. A liderança ficou com o alemão Borussia Dortmund, que chegou aos sete com uma vitória por 1 a 0 sobre o sul-coreano Ulsan HD.
Os comandados de Renato Gaúcho chegaram ao confronto com o Mamelodi sabendo que um ponto seria suficiente para a classificação. E não tiveram vergonha de fazer uso dessa vantagem mesmo diante de um rival com claras limitações, controlando a temperatura do duelo para avançar ao mata-mata nos EUA.
O Fluminense entrará em campo nas oitavas em partida marcada para segunda (30), às 16h (de Brasília), no Bank of America Stadium. O oponente será o primeiro do Grupo E.
Diante do Mamelodi, o time das Laranjeiras não começou bem. O adversário trocou passes com relativa liberdade nos 15 minutos iniciais e chegou a criar uma grande chance, em passe do brasileiro Lucas Ribeiro para Matthews. Cara a cara com Fábio, o atacante parou em excelente defesa do arqueiro de 44 anos.
Ao longo da etapa inicial, o Tricolor conseguiu equilibrar a posse e sofrer menos. Com o placar zerado no intervalo, o Fluminense administrou o segundo tempo. O time de Renato Gaúcho levou perigo em boas jogadas de Arias, mas, com o passar dos minutos, contentou-se com o 0x0.