Por:

IA vai ajudar na arbitragem do Super Mundial FIFA

A inteligência artificial será um reforço na marcação de impedimentos durante a Copa do Mundo de Clubes da Fifa. A entidade quer acelerar a decisão em impedimentos flagrantes e claríssimos, acrescentando mais um elemento tecnológico, além do VAR.

O incremento faz parte do sistema do impedimento semiautomático, aquele já famoso nas principais competições do mundo, que mapeia o corpo dos jogadores, usa um monte de câmeras nos estádios e evita a marcação manual das linhas que às vezes gera polêmica no Brasil. A bola também tem um sensor.

"A informação vai ser enviada quando o jogador tocar na bola", mencionou Pierluigi Collina, presidente da comissão de arbitragem da Fifa.

A ideia é que o sistema envie uma sinalização aos assistentes para lances claros e indiscutíveis de impedimento. Assim, os auxiliares ganham um alerta para não precisarem do "delay" de esperar a jogada ser concluída para ver o desfecho dela e não atrapalhar uma eventual necessidade de revisão no VAR.

A entidade não quer que a tecnologia se envolva nos aspectos interpretativos do impedimento. A proposta é evitar um efeito colateral do VAR.

"Lembramos os nossos assistentes para serem mais corajosos, rápidos, quando um impedimento for impedimento. Impedimento de 2 metros não pode ser dúvida".

Alegando confidencialidade nos contratos com fornecedores, a Fifa não revelou quanto essa nova tecnologia implementada no Mundial de Clubes vai custar.

Por Igor Siqueira (

Folhapress)