Terminou, na tarde de domingo (7), a edição 2025 do Campeonato Brasileiro. Com o título assegurado pelo Flamengo com uma rodada de antecedência, a rodada derradeira foi de definições de vagas nas competições internacionais e de rebaixados à segunda divisão.
Foi um dia duro para os torcedores dos rivais Fortaleza e Ceará, que jogarão a Série B nacional em 2026. Esses times se juntaram ao Juventude e ao Sport, que disputaram seus últimos compromissos da temporada já sem chances matemáticas de permanecer na elite.
O Internacional teve a combinação de que precisava para uma salvação considerada improvável. Derrotou o Bragantino no Beira-Rio, em Porto Alegre, e ultrapassou justamente Fortaleza e Ceará, que perderam, respectivamente, para Botafogo e Palmeiras.
Na parte de cima, o Fluminense obteve a quinta posição. Dessa maneira, conseguiu vaga direta na fase de grupos da próxima Copa Libertadores, algo que já haviam alcançado os quatro primeiros colocados, Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro e Mirassol.
Botafogo e Bahia, respectivamente sexto e sétimo, estarão na fase preliminar da Libertadores. E o São Paulo, que ficou em oitavo, vai depender dos resultados da Copa do Brasil para saber se estará na pré-Libertadores ou na Sul-Americana -torcerá por título de Cruzeiro ou Fluminense. Já o Vasco, que terminou em 14º, após entrar com o time reserva e perder por 5 a 0 para o Atlético-MG, em Belo Horizonte, ainda pode sonhar com uma vaga em competições sul-americanas em 2026. Caso vença a Copa do Brasil, terá vaga na Libertadores. Se não vencer o torneio, a vitória de Corinthians, Cruzeiro ou Fluminense garante uma vaga ao Cruzmaltino na Sul-Americana.
Rebaixados
Com Sport e Juventude já rebaixados, restavam apenas duas vagas para a Série B 2026. E, após muitas emoções na última rodada, a dupla cearense ocupou essas vagas restantes.
O Ceará perdeu, de virada, para os reservas do Palmeiras na Arena Castelão por 3 a 1.
Pedro Raul abriu o placar para o Ceará, mas Facundo Torres, Sosa e Flaco López garantiram a virada do Palmeiras na Arena Castelão.
Com os triunfos do Internacional e do Vitória, o Ceará caiu para a 17ª colocação, com 38 pontos, e foi rebaixado.
Já o Fortaleza foi ao Rio, onde abriu o placar no estádio Nilton Santos com Breno Lopes. Porém, o Botafogo empatou nos acréscimos do primeiro tempo com Montoro.
No segundo tempo, Arthur Cabral virou para o Botafogo. De pênalti, Bareiro empatou para o Fortaleza. Só que de nada adiantou, porque Marçal e Mateo Ponte fizeram um gol, cada, fechando o placar em Botafogo 4, Fortaleza 2. Com os resultados da rodada, o Tricolor foi rebaixado em 18º.