Por Pedro Sobreiro
Na tarde desta terça-feira (18), o Brasil foi a Lille, na França, para enfrentar a seleção da Tunísia. Na última partida da Seleção no ano, o Brasil jogou mal e, em partida marcada por diversos erros individuais, apenas empatou em 1 a 1 com a Tunísia, que foi superior na maior parte do tempo.
Com forte presença tunisiana na França, o Brasil jogou como visitante para os mais de 50 mil torcedores que fizeram muito barulho e fumaça no estádio Pierre Mauroy, o Decathlon Stadium. A partida foi marcada pelos sinalizadores, que pintaram as arquibancadas de vermelho e preencheram o campo com uma fumaça que incomodou até mesmo o técnico Carlo Ancelotti, que reclamou com a arbitragem, mas sem efeito.
Em campo, após a vitória maiúscula sobre o Senegal no sábado (15), a Seleção Brasileira entrou com a mesma ideia de jogo: pressionar. No entanto, o técnico da Tunísia, Sami Trabelsi, montou sua equipe para buscar contra-ataques em um jogo de muita imposição física.
E quem sofreu com o esquema de jogo foi o lateral-direito Wesley, ex-Flamengo. O defensor da Roma fez péssima partida, tendo escapado da expulsão por 'vista grossa' do árbitro, e foi de um erro de domínio dele que se originou a jogada do primeiro gol. Hazem Mastouri recebeu de cara para o gol e carimbou as redes do goleiro Bento aos 22 do primeiro tempo.
Após o gol, o Brasil parece ter acordado e começou a fazer mais jogadas ofensivas, até que, em disputa de bola com Éder Militão na área da Tunísia, o defensor Dylan Bronn bateu com o braço na bola, e o VAR chamou o árbitro para revisão. Na bola, o menino Estêvão, de 18 anos, assumiu a responsabilidade e empatou a partida. Ele foi elogiado pelo técnico da Tunísia, que previu que o menino poderá ser um jogador de nível "Bola de Ouro".
No segundo tempo, a Tunísia voltou dominante, levando perigo ao gol brasileiro a cada ataque. Porém, quem teve a chance de decidir a partida foi Lucas Paquetá. Aos 32 do segundo tempo, o árbitro assinalou novo pênalti para o Brasil. Paquetá pegou a bola e chutou por cima do gol. Resultado: Brasil 1 a 1 Tunísia.
A Seleção Brasileira voltará a campo em março de 2026, quando enfrentará França e Croácia, na última Data FIFA antes da Copa do Mundo 2026, que será disputada no México, Estados Unidos e Canadá.