Após o GP de Interlagos, parece cada vez mais certo que Lando Norris, piloto da McLaren, será o grande campeão mundial de Fórmula 1 de 2025. Para quem ainda sonha com a improvável virada de Max Verstappen, da Red Bull, o holandês teria de tirar a diferença de 49 pontos a três etapas para o fim do campeonato. Ou seja, Max precisaria não apenas vencer as provas, mas torcer para que Lando não pontuasse, o que muito dificilmente acontecerá.
No entanto, por mais que Lando Norris venha a ser merecidamente campeão na temporada - não só por ter o melhor carro, mas por ter adotado uma mentalidade de campeão nessa reta final -, quem sairá realmente vencedor dela será Max Verstappen.
A cena do pódio em Interlagos não foi novidade. Norris na posição mais alta, mas o público cantando a famosa música tema de Max Verstappen. Nas entrevistas após a corrida, todos os olhos voltados para Max.
O apoio dos torcedores já aconteceu até mesmo no GP de Monza, na Itália. Casa da Ferrari, o Grand Prix desse ano foi conquistado por Verstappen, que "impediu" a vitória da McLaren, rival histórica dos Tifosi. A cena do pódio foi inacreditável. Os 'ferraristas' cantaram a música de Verstappen como forma de provocação. O mesmo aconteceu no México, onde Lando venceu e foi vaiado, e Max, terceiro colocado, foi celebrado com sua música tema.
Esse apoio popular a Max Verstappen vem crescendo de forma orgânica, o que é uma novidade para o piloto. Como os fãs do holandês costumam brincar ele precisa de novos "haters" (odiadores), porque os antigos estão sendo conquistados por ele.
Por seu estilo de direção agressiva, sede de vitória incessante e polêmicas na rivalidade histórica com Lewis Hamilton, Max passou por anos sendo tratado como "vilão". Porém, seu compromisso com a vitória e atuações memoráveis nas pistas - como essa mesmo em Interlagos, em que largou dos boxes e terminou em terceiro -, vêm conquistando o público geral da Fórmula 1 nesta temporada.
Além disso, declarações consideradas "antipáticas" de Norris, mais as decisões controversas de sua equipe para priorizá-lo na disputa do título, aumentaram sua rejeição junto a torcedores de outras equipes que não a McLaren.
Com isso, Verstappen, que já é tetracampeão mundial, parece sair como o grande vencedor desta temporada, mesmo sem ser campeão.
*O jornalista acompanhou o GP de Interlagos a convite da Heineken.