Em corrida vencida por Lando Norris, que deu um grande passo para ser campeão mundial de Fórmula 1, o Grande Prêmio do Brasil foi marcado por reviravoltas e pela frustração de Gabriel Bortoleto. O primeiro brasileiro a pilotar no autódromo de Interlagos em oito anos viveu um verdadeiro pesadelo. Diante de sua torcida, Bortoleto se envolveu em um acidente com Lance Stroll, da Aston Martin, e se chocou contra o muro de proteção ainda na primeira volta. O brasileiro saiu ileso, mas sua Sauber ficou destruída, obrigando o rapaz a abandonar a prova. Frustrado, Gabriel afirmou posteriormente que esse domingo (9) foi "o pior dia" de sua vida.
Por outro lado, Lando Norris viveu o fim de semana dos sonhos. O britânico da McLaren venceu a corrida Sprint, disputada no sábado (8) e largou na pole position. Com ampla vantagem na prova, ele fez uma corrida tranquila e abriu vantagem na liderança do campeonato, com 390 pontos.
Pesadelo da Ferrari
A Ferrari também viveu uma tarde para esquecer em Interlagos. Em incidente na curva um, o vice-líder do campeonato, Oscar Piastri (McLaren) tocou em Kimi Antonelli (Mercedes). O piloto da Mercedes acabou se envolvendo em um acidente com Charles Leclerc, da Ferrari, que teve de abandonar a corrida na sexta volta. Pelo incidente, Piastri levou punição de 10 segundos, terminando em quinto.
Lewis Hamilton, que teve um começo difícil, por ter se envolvido em incidentes com Carlos Sainz e Franco Colapinto, conseguiu correr cerca de 37 voltas, quando a Ferrari solicitou seu retorno aos boxes por haver suspeita de possíveis danos ao assoalho do carro. Com isso, a Ferrari não pontuou no GP.
Surpresa
A surpresa deste fim de semana foi Kimi Antonelli. O italiano de apenas 19 anos da Mercedes - que emocionou os fãs com uma visita ao túmulo de Ayrton Senna na última semana - surpreendeu a todos ao conseguir uma segunda colocação nas classificatórias. Na corrida, após o incidente com Piastri e Leclerc, ele manteve boa direção e conseguiu preservar seu segundo lugar. Com o resultado, ele chegou a 122 pontos em 21 etapas do campeonato, quebrando o recorde de Lewis Hamilton como o estreante com mais pontos em uma temporada, que fez 109 pontos em 17 corridas, em 2007.
Recuperação de Max
Mas quem impressionou a torcida brasileira foi Max Verstappen. O holandês da Red Bull Racing largou dos boxes, por opção da equipe. Como Max não fez boa classificatória, ele largaria atrás. Então, a Red Bull optou por fazer ajustes no motor do carro para dar maiores chances ao piloto em uma corrida de recuperação.
E a estratégia funcionou muito bem, já que Verstappen conseguiu galgar posições com seu estilo de direção ousada e terminou em terceiro lugar.
O resultado foi longe do ideal para o holandês, que esperava repetir o milagre da edição 2024, em que ele largou em 17º e venceu a corrida. Com o terceiro lugar, Verstappen chegou aos 341 pontos na classificação geral, fazendo com que a sonhada "virada" no campeonato se torne cada vez mais improvável, já que restam apenas mais três etapas na temporada (Las Vegas, Qatar e Abu Dhabi) e Lando Norris tem pilotado com a famosa "atitude de campeão".
De forma geral, o GP de Interlagos praticamente selou os rumos desta edição da Fórmula 1, contando com presença maciça do público, que apoiou e se divertiu com seu esporte favorito.