A FIFA divulgou nesta quinta-feira (6) os indicados ao prêmio The Best, que aponta os melhores jogadores da temporada.
Raphinha, do Barcelona, atual campeão espanhol, é o único brasileiro na lista do troféu principal. Vencedor da última edição, Vinicius Junior, do Real Madrid, não entrou na seleção de indicados.
O francês Ousmane Dembélé, do Paris Saint-Germain, que já faturou em setembro o prêmio Bola de Ouro, da France Football, também concorre à premiação da Fifa.
Do time parisiense atual campeão da Champions League, também estão na disputa os laterais Hakimi e Nuno Mendes e o meio-campista Vitinha.
O Barcelona é o segundo time com mais nomes. Além de Raphinha, representam o time catalão os espanhóis Pedri e Lamine Yamal.
Harry Kane (Bayern de Munique), Mbappé (Real Madrid), Cole Palmer (Chelsea) e Mohamed Salah (Liverpool) completam a lista.
Para definir os concorrentes, um grupo de ex-jogadores elabora uma pré-lista. A partir dela, o júri, formado por jornalistas, capitães e técnicos de seleções e torcedores, escolhe o vencedor em cada categoria.
A votação para o público geral começou nesta quinta-feira e fica aberta até 28 de novembro, às 19h59 (horário de Brasília).
A premiação da FIFA teve a sua primeira edição em 1991. Messi é o maior vencedor, com oito conquistas. Em seguida aparecem Cristiano Ronaldo, com cinco, e Ronaldo e Zidane, com três cada um.
Na categoria de melhor goleiro da temporada, com oito postulantes, Alisson Becker, do Liverpool, é um dos candidatos na disputa.
A premiação da Fifa vai apontar ainda a melhor jogadora, a melhor goleira, e os melhores técnicos de times masculino e feminino. Haverá um prêmio para a melhor torcida.