Por Pedro Sobreiro
A Fórmula E registrou um crescimento considerável em sua 11ª temporada, realizada em 2024/25, não apenas na audiência televisiva, mas também em termo de engajamento digital e de fãs ao redor do mundo.
Em balanço divulgado nesta quinta-feira (9), foi revelado que os principais mercados da categoria mais ecológica do automobilismo mundial são os Estados Unidos, China, Reino Unido e Alemanha, que, juntos, representam cerca de 37% da torcida da Fórmula E, algo equivalente a aproximadamente 158 milhões de fãs. No total, já são estimados mais de 422 milhões.
Em relação à temporada 2023/24, o número de fãs teve um crescimento de 13% neste ano. Em relação à oitava temporada, realizada em 2021/22, o aumento foi ainda maior: 38% (algo em torno de 117 milhões).
Na audiência da TV, a Kantar Media divulgou dados bastante interessantes. A audiência total acumulada dessa temporada foi de 561 milhões de telespectadores, um aumento de 14% em relação à temporada anterior. Em média, 33 milhões de pessoas assistiram cada etapa do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E 2024/25.
O E-Prix mais assistido de todos os tempos foi o da etapa do México, que registrou mais de 46 milhões de telespectadores.
"Os resultados da Temporada 11 são uma validação poderosa da estratégia da Fórmula E: oferecer corridas imprevisíveis, e de alcance global, no coração de cidades icônicas. Alcançar um aumento de 14% em nossa audiência global de TV para 561 milhões e aumentar nosso total de fãs já altamente engajados para mais de 422 milhões em todo o mundo é uma conquista notável", afirmou o CEO da Fórmula E, Jeff Dodds.