Por:

Racismo no Polo Aquático

Por Giovanna Dias (Folhapress)

O Sesi-SP anunciou que não disputará a final do Campeonato Sul-Americano de polo aquático contra o Gymnasia y Esgrima, da Argentina, por causa de agressões racistas sofridas por um de seus atletas durante uma partida da Super Liga Sul-Americana de clubes, de acordo com nota oficial divulgada pelo clube. O incidente foi presenciado por todos na piscina e confirmado pelo árbitro, segundo a instituição.

Após a denúncia, a organização suspendeu o agressor por apenas uma hora, o que levou a equipe do Sesi-SP a manter a decisão de não participar da final. A iniciativa recebeu total apoio da direção do clube, que estuda medidas jurídicas contra o responsável. Procurado, o Sesi-SP pediu combate rigoroso a qualquer forma de discriminação no ambiente esportivo e reforçou que atitudes racistas são inaceitáveis no esporte, prejudicam a modalidade e comprometem valores fundamentais como respeito, ética e disciplina.

"O SESI-SP estuda que medidas jurídicas podem ser tomadas neste caso. É inaceitável que agressões racistas continuem acontecendo no esporte. Atitudes como essa mancham a imagem do polo aquático, da competição e prejudicam o desenvolvimento da modalidade. É necessário combater com firmeza e vigor todas as formas de discriminação no ambiente esportivo para que valores como respeito, disciplina e ética prevaleçam", disse a nota do Sesi-SP.

Organização do campeonato se pronuncia

O Fluminense foi declarado campeão da etapa de Buenos Aires da Superliga Sul-americana de Polo Aquático, segundo nota oficial divulgada pela entidade. A organização afirmou que Sesi-SP e ABDA decidiram não disputar a final em protesto contra atos discriminatórios cometidos por um jogador de outra equipe, que acabou suspenso.

Ainda na nota, a Superliga afirmou repudiar qualquer manifestação racista ou discriminatória. Ela destacou ainda que o esporte deve ser um espaço de respeito, igualdade e jogo limpo. A entidade também ressaltou a importância do intercâmbio cultural e da diversidade no fortalecimento da modalidade.