Por:

Da Champions ao Brasileirão

Por Pedro Sobreiro

Quando anunciaram que a primeira rodada do Brasileirão 2025 teria logo um Vasco x Santos, os apaixonados pelo futebol projetaram logo o embate entre Philippe Coutinho e Neymar, os camisas 11 e 10, respectivamente, da Seleção Brasileira na última década e as duas maiores referências dessa geração do futebol nacional pelo mundo.

Porém, Neymar desfalcou sua equipe na partida que terminou com vitória do Vasco por 2 a 1, de virada, sobre o Santos, em São Januário. Agora, neste domingo (17) às 16h, o tão aguardado reencontro dos 'parceiros da Canarinho' irá acontecer no Morumbi (SP), onde o Santos receberá o Cruzmaltino, com ambos os craques ostentando as camisas 10 de suas equipes do coração.

O contexto da partida está bem longe do glamour dos antigos companheiros de Seleção. Mais distante ainda do único confronto oficial entre eles, que foi a finalíssima da UEFA Champions League 2019/20, que terminou com a vitória do Bayern de Munique de Coutinho por 1 a 0 sobre o PSG de Neymar.

No jogo deste domingo, o Vasco está lutando para sair da Zona de Rebaixamento, enquanto o Santos faz de tudo para não voltar para lá.

Um dado interessante é que tanto Coutinho quanto Neymar ostentam a mesma participação em gols por suas equipes na temporada 2025. Ambos marcaram seis gols e deram três assistências neste ano. Porém, Philippe Coutinho disputou mais partidas (31) que Neymar (18).

Independentemente do resultado, o jogo deste domingo é um daqueles que promete um espetáculo à parte no confronto dos dois maiores nomes desta geração do futebol brasileiro. É promessa de lances geniais, principalmente pela fragilidade das defesas.

É uma daquelas partidas que podem entrar para a história, mostrando que amigos, amigos, futebol à parte.