O piloto Gabriel Bortoleto, 20, conquistou no domingo (3) seu melhor resultado em sua temporada de estreia na F1. O jovem brasileiro da Sauber completou o GP da Hungria na sexta colocação, em prova que teve dobradinha da McLaren.
A vitória no circuito de Hungaroring, na cidade de Mogyorod, foi do britânico Lando Norris, seguido de perto pelo companheiro de equipe, o australiano Oscar Piastri. Completou o pódio o britânico George Russell, da Mercedes.
A liderança do campeonato ainda é de Piastri, agora com 284 pontos, mas diminuiu sua vantagem para Norris, que soma 275. Aparece em uma distante terceira colocação o atual tetracampeão da F1, o holandês Max Verstappen, com 187.
Já Bortoleto mais do que dobrou sua pontuação. O brasileiro tinha seis pontos, fruto de um oitavo lugar na Áustria e um nono na Bélgica. Com a ótima corrida realizada na Hungria, chegou aos 14 e assumiu a 17ª colocação geral na temporada.
É notória a evolução do jovem, que teve muitas dificuldades no primeiro semestre e vem se encontrando na principal categoria do automobilismo. Ele esteve na zona de pontuação em três das últimas quatro corridas.
Além do bom resultado de Bortoletto, a grande surpresa desse GP foi o mau desempenho de Charles Leclerc, que largou na Pole Position e terminou apenas em quarto. O carro da Ferrari não correspondeu, causando dor de cabeça não apenas para o piloto monegasco, mas também para Lewis Hamilton. Um dos momentos mais emocionantes, inclusive, foi um inesperado duelo entre Hamilton (12º) e Verstappen (9º) pela 11ª colocação, algo bastante incomum para eles.
A próxima corrida é o GP da Holanda, em 31 de agosto.