Por: Pedro Sobreiro

Chelsea bate o PSG por 3 a 0 e conquista o Super Mundial

Chelsea é o primeiro grande campeão do Super Mundial FIFA | Foto: FIFA

Em 1961, o cosmonauta Iuri Gagarin fez história ao afirmar que "A Terra é azul!". Agora, 64 anos depois da viagem russa, o Chelsea 'pinta' novamente o mundo de azul ao colocar o PSG 'na roda' e derrotar o atual campeão da Europa pelo expressivo placar de 3 a 0, conquistando a primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o 'Super Mundial'.

O feito dos 'Blues' é impressionante, já que o Paris Saint-Germain foi o grande bicho-papão da temporada europeia, aplicando goleadas assustadoras sobre gigantes europeus, como na final da Champions League, em que massacrou a Inter de Milão por 5 a 0, e na semifinal do Super Mundial, em que aplicou um 4 a 0 sobre o todo poderoso Real Madrid.

O Chelsea, por outro lado, tratou a temporada como uma reconstrução. Com um time muito jovem, os londrinos conquistaram a Conference League, competição de terceiro escalão europeu, mas patinaram durante a Premier League, terminando "apenas" em quarto lugar.

Porém, a campanha do Chelsea no Super Mundial seguiu o clássico roteiro dos campeões da Copa do Mundo de Seleções. Começou de forma morna, mas "encaixou" na reta final da competição, que é quando os jogos ficam realmente decisivos. Tendo enfrentado três dos quatro brasileiros no torneio (faltou apenas o Botafogo), o Chelsea chegou à finalíssima para tentar fazer frente ao PSG. Mas o que se viu foi uma dominância assombrosa.

Em tarde inspiradíssima do britânico Cole Palmer, os Blues começaram a partida com muita intensidade, sufocando os franceses, em estratégia que marcou justamente o estilo de jogo do PSG na temporada.

Entretanto, foi no momento em que o PSG conseguiu melhorar no jogo que a estrela de Palmer brilhou. Ele recebeu de Gusto na entrada da grande área e carimbou as redes de Donnarumma aos 22 do primeiro tempo. Aos 29, ele costurou a defesa e fez um gol praticamente igual ao anterior. Chelsea 2 a 0. Então, aos 42 do primeiro tempo, Palmer furou a zaga do PSG, deixando o brasileiro João Pedro na cara do gol, encobrindo Donnarumma. Chelsea 3 a 0 e jogo resolvido na etapa inicial.

No segundo tempo, o PSG voltou com mais ímpeto, mas de nada adiantou. Vitória maiúscula do Chelsea, que portará o título de 'Campeão do Mundo' pelos próximos quatro anos, além de embolsar mais US$ 40 milhões (R$ 221,7 milhões).