Por Lucas Bombana (Folhapress)
Antes do início da Copa do Mundo de Clubes, Palmeiras e Fluminense tinham apenas 0,3% e 0% de chances, respectivamente, de ficar com a taça de campeão, conforme as projeções realizadas pelo supercomputador da Opta Analyst, empresa especializada em estatísticas esportivas.
Com as duas equipes tendo avançado à fase quartas de final do torneio, deixando pelo caminho Botafogo e Inter de Milão, as estimativas foram atualizadas, resultando em um aumento significativo na probabilidade de a taça vir para o Brasil no próximo dia 13 de julho.
No caso do Palmeiras, os cálculos - feitos a partir de 10 mil simulações - indicam que o alviverde tem agora 2,88% de chances de ser campeão.
Os números da empresa de estatísticas apontam que, nas quartas de final contra o Chelsea, o Palmeiras aparece com 24,63% de possibilidades de passar para a próxima fase, enquanto o time inglês tem 75,37%.
Com as eliminações de Inter de Milão e Manchester City, o Chelsea, que está do mesmo lado da chave, foi o time que deu o maior salto na probabilidade de avançar à final, saindo de 21,2% para 57,99%.
Em uma hipotética semifinal contra Fluminense ou Al Hilal, a equipe de Abel Ferreira avança à decisão em 13,08% das simulações.
Em relação ao Tricolor, as projeções da Opta apontam que a equipe tem agora 1,62% de possibilidade de ser campeão mundial nos Estados Unidos.
O Fluminense fica à frente apenas do mexicano Monterrey.
No duelo das quartas de final contra o Al Hilal, as simulações indicam que o time de Renato Gaúcho avança em 39,42% dos cenários projetados, contra 60,58% a favor do time saudita.
Avançando à semifinal, o Fluminense tem 9,42% de probabilidade de bater Palmeiras ou Chelsea para seguir rumo à decisão do Super Mundial de Clubes.