Por:

Bayern manda o Fla para casa

Com dois gols, Harry Kane pôs fim à passagem do Flamengo por esse Super Mundial da Fifa | Foto: Bayern de Munique

Por Pedro Sobreiro

Existem times no futebol que carregam uma aura mística que transcende o futebol. Equipes como Real Madrid, Milan e Barcelona já entram em campo contando com o medo do adversário. Porém, mesmo dentre os gigantes, existe um bicho-papão chamado Bayern de Munique.

Os bávaros são sinônimo de perfeição, até mesmo em temporadas abaixo. Se equipes mais fracas entram em campo sonhando em ganhar de um Real Madrid, no caso do Bayern, elas entram sonhando perder de pouco.

A filosofia alemã, aliada com a melhor estrutura do planeta, cativa jogadores de todo o mundo, que creem no projeto e entendem o tamanho da instituição que defendem.

Neste domingo (29), o Flamengo foi apresentado ao Bayern. O time carioca entrou em campo já com a cara da eliminação. Jogadores mais jovens tremiam e até os mais experientes sentiram o peso da partida.

Isso refletiu diretamente no placar. Em menos de 10 minutos, os alemães já venciam por 2x0, com um gol contra de Pulgar e outro em tiro letal de Harry Kane, craque subestimado.

Mas cabia lutar. E assim o Fla tentou. Aos 33 minutos, Gerson carimbou a rede de Neuer. O 2x1 trouxe esperança, mas Goretzka, em um típico gol de treino, botou água no chope rubro-negro oito minutos depois, levando o jogo para o intervalo com um avassalador 3x1.

Na volta do intervalo, o Flamengo tentou reagir. Enquanto isso, o Bayern fazia algo que irrita a muitos: cozinhava o adversário. Nesses 20 minutos iniciais, os bávaros afrouxaram a marcação e deixaram os cariocas jogarem. Em um momento de desatenção, Olise pôs a mão na bola. Pênalti para o Flamengo convertido por Jorginho. 3X2. Sentindo o bom momento, Filipe Luís trocou Arrascaeta por Bruno Henrique, tentando repetir o sucesso que teve contra o Chelsea, mas foi em vão. Do outro lado, não era o campeão da 'Série C' europeia, era o Bayern de Munique.

O técnico Vincent Kompany trouxe craques como Sané e Musiala a campo, oxigenando ainda mais o ataque. Aos 28 do segundo tempo, Harry Kane bombardeou Rossi com mais um de seus foguetes, pondo fim ao sonho rubro-negro. Bayern de Munique 4x2 Flamengo. O bicho-papão segue vivo.

Com o resultado, o Flamengo volta para casa junto ao Botafogo. Com isso, o Rio de Janeiro conta com o Fluminense para seguir no Super Mundial. O Tricolor entra em campo nesta segunda (30) para enfrentar a Inter de Milão, justamente o time que eliminou o Bayern da última Champions. Para eles, o sonho ainda não acabou.

Já o Bayern terá um tempo para se preparar para o PSG, outro pesadelo europeu na temporada, nas quartas de final do Super Mundial d Fifa.

Botafogo: despedida amarga nos EUA

No mais recente capítulo da rivalidade entre Palmeiras e Botafogo, deu alviverde. Os paulistanos derrotaram os cariocas por 1 a 0, no Lincoln Financial Field, na ensolarada tarde de sábado (28) da Filadélfia, e avançou às quartas de final da Copa do Mundo de Clubes.

O placar foi definido por Paulinho, que enfrenta claras limitações físicas e não suporta muito mais do que meia hora dentro de campo. O atacante de 24 anos foi acionado aos 18 do segundo tempo e teve de ser substituído ainda na etapa inicial da prorrogação. Antes, marcou um bonito gol de pé esquerdo, aos dez do primeiro tempo extra.

Substituído, foi ao banco de reservas com semblante de dor. Ele será submetido a nova operação, porém, enquanto isso não acontece, Paulinho vai fazendo o que pode.

O carioca já havia sido importante na partida anterior, comandando a reação do Palmeiras, que perdia por dois gols para o Inter Miami e buscou o empate por 2 a 2. O resultado deu à formação alviverde a liderança do Grupo A e estabeleceu o confronto com o Botafogo, diante de 33.657 espectadores na Filadélfia.

O Palmeiras voltará a campo na próxima sexta (4), às 22h (de Brasília), novamente na Filadélfia. O adversário será o Chelsea, da Inglaterra.

O Botafogo volta ao Brasil e inicia a preparação para o duelo contra o Vasco, no sábado (12/7) no Mané Garrincha, mas sem seu artilheiro.

Igor Jesus, vendido ao Nottingham Forest antes do Mundial, se despediu do clube na derrota para o Palmeiras. Ele seguirá direto para a Inglaterra.