Por Beatriz Gatti (Folhapress)
O título da Copa do Mundo de futebol de areia é, pela sétima vez, brasileiro. Por 4 a 3, a seleção superou Belarus neste domingo (11), na Ilha de Mahé, em Seychelles, para ampliar sua hegemonia no esporte --o segundo país com mais taças é Portugal, que tem três. O troféu deste ano se junta às conquistas de 2006, 2007, 2008, 2009, 2017 e 2024. Em um total de 13 edições da história da competição, o Brasil venceu mais da metade delas.
Na decisão, os atuais campeões não tiveram facilidade diante dos belarussos, que foram muito bem em sua quarta participação no torneio. Venceram todas as partidas até a final, superaram sua melhor campanha até então --quarto lugar no ano passado-- e tiveram o artilheiro do Mundial (Ihar Bryshtsel, com 11 gols) pela segunda vez seguida.
O Brasil abriu o placar nos primeiros minutos, com chegada de Lucão na segunda trave para empurrar a bola para o fundo da rede. Ainda no primeiro tempo, Belarus empatou com Novikau, que aproveitou rebote do goleiro Bobô.
O segundo de três períodos foi dos brasileiros. Rodrigo, capitão e atual melhor jogador do mundo na modalidade, roubou a bola na área belarussa e não desperdiçou. Na posse de bola seguinte, Catarino mandou um chute forte no canto esquerdo do goleiro Avgustov para marcar um golaço e abrir 3 a 1.
No período final, dois gols do artilheiro Bryshtsel, um de pênalti, recolocaram os belarussos na partida. Mas a pouco menos de dois minutos do final, Rodrigo aproveitou uma recuperação de posse na defesa, avançou no ataque e chutou. A bola subiu depois de bater na areia, enganou o goleiro adversário e morreu na rede de Belarus.