Por:

Sport rebate a Defesa Social

Por Bruno Braz (Folhapress)

O Sport voltou a rebater o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, e negar que tenha ligações com organizadas do clube. Desta vez as palavras saíram do próprio presidente rubro-negro, Yuri Romão.

"O Ministério Público vem nos cobrando sobre esse rompimento com as organizadas, mas eu não posso romper com aquilo que não temos elo. Nós não temos elo com essas torcidas. Não temos nenhum vínculo com as torcidas chamadas organizadas ou tidas como violentas, como disse o MP. Isso eu posso garantir", disse ele.

O dirigente, porém, lamentou não poder ajudar nas ações sociais das torcidas. Ele disse ter vontade, mas acaba ficando impedido por conta das determinações.

"Inclusive, eu sou muito criticado por isso. Por exemplo, temos algumas torcida que eu gostaria até de apoiar mais, com causas sociais ou propósitos legais, mas como é um decisão diretiva, acabamos não tendo elo com nenhuma, afirma.

Em nota à reportagem, o Sport já havia negado nesta terça (4) ter ligações com a Torcida Jovem (atual Jovem do Leão). A organizada esteve envolvida nas cenas de violência e selvageria nas ruas do Recife no último sábado (1), quando 12 pessoas ficaram feridas e 14 foram presas.

Secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho afirmou, na última segunda (3), que os clubes do estado possuem relações íntimas com organizadas. A denúncia aponta financiamento de viagens e festas, treinos de luta das torcidas nas sedes das agremiações e até mesmo confraternizações de dirigentes com integrantes que já foram presos.

"O Sport Club do Recife esclarece que não tem nenhuma relação institucional com a Torcida Jovem. Não financiamos, não auxiliamos e não mantemos qualquer tipo de vínculo com o grupo", diz o time, em nota.

A reportagem procurou também o Santa Cruz e o Náutico. O Tricolor informou que seu presidente não irá se manifestar no momento. Já o Timbu não retornou às mensagens.