Por:

Oficial: Neymar é do Santos!

O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, anunciou nesta terça-feira (28), por meio de um vídeo publicado no Instagram, a contratação de Neymar. Ídolo histórico do clube praiano, o atacante está de volta após 11 anos e meio, com um compromisso inicial até 30 de junho.

"Você, Neymar, se despediu da Vila para realizar seus sonhos. Mas deixou uma promessa que nós nunca esquecemos: "Eu vou, mas eu volto". Lembra? Tenho certeza de que esta frase também te acompanhou durante todo esse tempo", diz o dirigente na produção.

"Chegou o momento, Neymar. Chegou a hora de você voltar para o seu povo, para a sua casa, para o nosso clube do coração. Seja bem-vindo, menino Ney! Menino da Vila! Vem ser feliz de novo com o manto sagrado. A nação santista te espera de braços abertos."

O brasileiro atuou muito pouco desde a queda do Brasil na última Copa do Mundo, em dezembro de 2022. Fora dos planos do Paris Saint-Germain, partiu no meio de 2023 ao riquíssimo futebol da Arábia Saudita, bancado pela monarquia local, mas só conseguiu disputar sete partidas em um ano e meio, com um gol e duas assistências.

Descartado pelo técnico Jorge Jesus, foi procurado pelo Santos e resolveu provar seu valor em preto e branco mais uma vez. Primeiro, quer simplesmente mostrar que consegue jogar futebol. Mais, quer mostrar que consegue apresentar-se em alto nível para ser peça-chave do Brasil no Mundial de 2026, a ser realizado nos Estados Unidos, no México e no Canadá.

O apelo de voltar para casa com a Copa do Mundo como meta foi o principal argumento usado por Marcelo Teixeira na negociação. Um vídeo produzido com inteligência artificial, sonorizado com voz similar à de Pelé, apresentava os motivos pelos quais o retorno faria sentido neste momento.

O acerto de curta duração mantém abertas as possibilidades do atacante na principal janela europeia de transferências, no verão do hemisfério norte. Mas o Santos crê no sucesso da parceria e na possibilidade de segurá-lo ao menos até o meio de 2026, com o referido apelo da preparação em casa para a Copa do Mundo.