Por:

Hipismo do interior em alta

Por Redação

A Escola Municipal de Hipismo de Volta Redonda, no Estado do Rio, da Fundação Beatriz Gama (FBG), foi destaque no Campeonato Estadual de Amazonas Lúcia de Faria Alegria Simões e Taça Rio de Amazonas 2024, que aconteceu no último fim de semana na Sociedade Hípica Brasileira, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro. A amazona Isabela Machado foi a campeã da competição, montando Dom Quixote. Ela venceu na Categoria Ladies 80, prova com obstáculos de 80 centímetros.

As "Meninas de Aço" da escola do interior do Rio participaram do Campeonato Estadual de Amazonas com 12 atletas e nove animais, conquistando o sexto lugar geral entre as 21 equipes inscritas. Outros destaques entre as amazonas de Volta Redonda foram Thiciane Brune dos Santos da Silva, que fechou o campeonato na quinta colocação geral montando Golden Boy; Isabela de Miranda Ribeiro, que ficou em segundo lugar na prova de domingo com obstáculos de 60 centímetros e terminou o campeonato em 11º lugar geral entre 61 concorrentes.

Lara Kozlowski Martins conquistou o terceiro lugar na mesma prova, disputada no domingo (13). Também participaram do Campeonato: Cristina Sales Ruffini, Mellina Souza Neves Lima, Julia Folly Barbosa, Ellysa Faria de Oliveira Rocha, Marina Silva Campos, Lara Torres Ananias, Marcelia Cristiane Salgueiro e Barbara de Miranda Ribeiro.

Os animais foram El Baron, Last Catar, Golden Boy, Dom Quixote, Vagalume, SL Banze, Cositina FP, Ximbica e Asaph.

"Escola de Equitação e Aspirantes, disputado em julho passado em Curitiba (PR), conquistamos 19 medalhas, entre elas a da amazona Cristina Sales Ruffini, vice-campeã na categoria Principal", comentou o treinador do grupo, Yasser Pereira.

A Escola Municipal de Hipismo de Volta Redonda foi criada em 2003, no segundo mandato do prefeito Neto. Sob responsabilidade da Fundação Beatriz Gama, ela é reconhecida pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) como a única escola pública de hipismo em atividade no Brasil.

Próximas competições

A equipe esteve no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto, na tarde dessa quinta-feira (1º), para apresentar as 19 medalhas conquistadas no campeonato. "Tivemos um resultado excelente na competição. É a segunda vez que participamos desse torneio nacional. Tivemos uma semana de férias e na próxima semana voltamos aos treinos, com vistas em outro torneio nacional, em Petrópolis, de 16 a 18 de agosto; e no campeonato entre amazonas, também em Curitiba, no mês de setembro", falou o treinador do grupo, Yasser Pereira.

Agradecimento ao prefeito

A vice-campeã em Curitiba, Cristina Sales Ruffini, de 15 anos, está há três anos na Escola Municipal de Hipismo e fez questão de agradecer ao prefeito e ao Vitor Hugo. "Muito obrigada por nos permitir viver esse sonho. Sem o empenho e a confiança de vocês não seríamos o grupo que brinca e compete junto. Todo esse suporte reverte em bons resultados", disse Cristina.

Os alunos também comemoraram a oportunidade de conhecer novos lugares, a maioria andou de avião pela primeira vez, e ainda aproveitaram a troca de experiências com atletas de vários lugares do país. "Todos ficam muito admirados quando contamos que somos de uma escola pública de hipismo, a única do país. Descobrimos lá que para se associar a um clube pode custar uns R$ 60 mil, e para alugar uma baia com todos os materiais e tratador do animal o custo pode ultrapassar os R$ 10 mil. É fora da nossa realidade", comentou Cristina.