Por: Da Redação

MTur premia melhores práticas do setor

O Prêmio Nacional do Turismo 2025 reconheceu, no dia 3 de dezembro, iniciativas públicas, privadas e do terceiro setor que contribuem para a inovação, a gestão qualificada e a expansão sustentável do turismo brasileiro. Em sua quarta edição, a premiação do Ministério do Turismo recebeu 379 inscrições e destacou os três primeiros colocados em 12 categorias, que vão da governança e da inteligência de dados ao afroturismo, inclusão, sustentabilidade e produção associada ao turismo.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a importância dos profissionais e instituições que atuam na linha de frente da atividade turística. Segundo ele, o prêmio valoriza iniciativas que fortalecem a diversidade do setor. "Hoje celebramos aqueles que fazem a diferença com criatividade, dedicação e soluções inovadoras. Este prêmio reconhece iniciativas que constroem, junto ao governo e ao trade, um turismo forte, diverso e sustentável", afirmou.

Sabino destacou ainda o excelente desempenho do turismo brasileiro em 2025, que já registra números históricos na chegada de visitantes estrangeiros. Até outubro, o país havia superado a marca de 8 milhões de turistas internacionais, com expectativa de alcançar 10 milhões até o fim do ano.

Já a secretária Nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Sampaio, reforçou o papel estratégico da atividade como vetor de desenvolvimento social e econômico. "O prêmio celebra o reconhecimento de quem faz o turismo brasileiro acontecer e se consolidar como uma das maiores forças econômicas. Uma poderosa ferramenta de inclusão social e sustentabilidade", afirmou.

Entre os premiados da noite estiveram projetos como o Observatório do Turismo de Minas Gerais, vencedor na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo; o Programa de Avistamento Responsável de Baleias e Outros Cetáceos de São Sebastião, destaque na área de Turismo Sustentável; e o Circuito Vale Europeu de Cicloturismo, premiado em Trilhas de Longo Curso. As iniciativas refletem a diversidade de experiências e modelos de gestão que impulsionam o setor.

Prêmio Nacional

Realizado em parceria com o Conselho Nacional do Turismo, o Prêmio Nacional do Turismo reforça o compromisso do setor com o desenvolvimento qualificado dos destinos brasileiros. Mais do que reconhecer boas práticas, a premiação busca incentivar modelos que promovam competitividade, inclusão, geração de renda e sustentabilidade.