O 37º Congresso da Abrasel foi realizado entre os dias 12 e 14 de agosto, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. Com o tema "Conexões Essenciais", o evento, promovido anualmente pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, reuniu lideranças políticas e empresariais na capital federal para ampliar e aprofundar o debate sobre o fortalecimento do setor de alimentação fora do lar, um dos mais dinâmicos e influentes tanto para a atividade turística quanto para a economia.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, como a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, os senadores Efraim Filho e Daniella Ribeiro e o deputado Domingos Sávio, além da secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, do empresário Paulo Octávio e do presidente da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços, Leonardo Miguel Severini.
O presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, ressaltou a via de mão dupla entre o setor de alimentação fora do lar e o turismo, além do impacto positivo que a atividade promove na economia e sociedade, especialmente, na geração e emprego e renda em todo o país. "A alimentação fora do lar é um setor essencial para a economia brasileira, com dois milhões de empreendedores e mais de cinco milhões de empregos diretos gerados. Com o turismo crescendo e batendo recordes a cada ano, vemos um reflexo direto no sucesso dos bares e restaurantes", avaliou.
Ana Carla Lopes, secretária executiva do Ministério do Turismo, destacou que a pasta tem um compromisso com a valorização da gastronomia como um ativo estratégico do turismo nacional. "A gastronomia é fundamental para a experiência de quem viaja pelo Brasil. Ao promovermos a integração entre gastronomia, inovação e turismo, ampliamos as oportunidades para empreendedores e fortalecemos a imagem do Brasil como um destino plural e de qualidade", afirmou.
O congresso da Abrasel está consolidado no agitado calendário de eventos da capital federal e nesta edição reconheceu a importância de integrar, em um único espaço, conhecimento, tecnologia e relacionamento com objetivo de fortalecer um dos setores mais mutáveis da economia brasileira.
A edição deste ano do evento apresentou um panorama das principais tendências do mercado. Os participantes foram expostos a conteúdos em mais de 20 palestras e painéis sobre temas variados como inteligência artificial, novo perfil do consumidor, sustentabilidade, boas práticas de gestão e presença digital. Lideranças e personalidades do setor ministraram os painéis, como Pierre Berenstein, do Bloomin' Brands Brasil, Diego Barreto, do IFood, Mauricio Giamellaro, do Grupo Heineken e Marina Landherr, do TikTok Brasil.
A vice-governadora Celina Leão representou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e enfatizou o impacto do turismo e dos eventos, como o Congresso da Abrasel, na economia da capital federal. "O país precisa prestigiar quem está disposto a trabalhar e incentivar quem produz é a chave da economia. Hoje crescemos mais de 50% no turismo no DF e um exemplo disso, é o fato de não termos mais vagas nos hotéis. Isso é resultado do incremento do Turismo de Eventos e dos bares e restaurantes em funcionamento", explicou.
Em sua fala, a senadora Daniela Ribeiro, relatora do PERSE - Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, lembrou da iniciativa criada durante a pandemia para auxiliar as empresas do setor de eventos, incluindo os bares e restaurantes. "O programa foi fundamental para socorrer bares, restaurantes e empreendimentos da área de eventos. Foi política pública que valeu a pena. O setor de alimentação fora do lar foi o primeiro a sofrer e o último a se recuperar. E mesmo assim, resistiu e gerou empregos", ponderou.
Já o deputado federal Domingos Sávio defendeu a valorização do empreendedorismo no setor e a necessidade de regulamentações tributárias justas. "Quem tem a coragem de montar um empreendimento, como um bar ou restaurante promove o lazer, a alimentação e gera oportunidades de trabalho. Isso precisa ser valorizado. Na hora de defender esse setor, temos que ter a capacidade de nos reunir com o governo federal e discutir políticas públicas".
Além das mesas de debate, o Congresso da Abrasel buscou ações inovadoras e promoveu interações com o público presente nos três dias de evento. Os participantes desta edição tiveram contato com verdadeiras experiências gastronômicas na Feira Origem Brasil, com degustação de vinhos e participação de produtores locais. Para fechar o evento, o já tradicional espaço 'Mesa ao Vivo — Brasília', contou com apresentações de renomados e premiados chefs da capital federal, com produção de pratos típicos das cinco regiões do Brasil.