Por: Déborah Gama
Ao sair da maternidade e com poucos dias de vida, Lorenzo Abreu viu o mar pela primeira vez. O cenário foi apresentado pelo pai, que era surfista amador e tinha um sonho: que o próprio filho também fosse apaixonado pelo surfe. Local do Canto do Recreio, o menino começou a surfar aos três anos e hoje, com apenas dez anos, já se destaca nas principais competições de surfe do Brasil.
Lorenzo já acumula títulos importantes, como Campeão Niteroiense Sub-10 2024, do Circuito Rip Curl Nova Geração; além do mesmo pódio nas categorias de Sub-12 do Slake Surf Classic 2025 e Açu Surf Classic. Em 2024, o atleta finalizou o ranking estadual Sub-12 na 3ª posição, garantindo a vaga no Circuito Brasileiro de Surf Amador 2025.
Em entrevista ao Jornal da Barra, Paulo Santos, pai de Lorenzo, explicou que o relacionamento do menino com a prancha de surf foi um reflexo do encorajamento familiar e do espírito aventureiro do menino. "Com cerca de três anos, o Lorenzo já brincava em uma pista de skate e ficava dando cambalhotas, descia escorregando de frente, de costas, dava um mortal pra cá e outro pra lá", relatou o pai. "Nas piscinas, ele fazia o mesmo. E foi assim que ele aprendeu a nadar, se agarrando nas bordas, pulando e tentando. Assim ele se desenvolveu muito no mar, nadando ali no Canto do Recreio, principalmente quando começou a surfar", finalizou.
Confira ao lado a entrevista exclusiva completa do Jornal da Barra com Lorenzo Abreu: