Por:

Rock in Rio confirma line-up de 7 de setembro

O dia 7 de setembro vai marcar a história do Rock in Rio com um encontro poderoso entre lendas, gerações e gêneros que ajudaram a moldar a música brasileira e global. Em pleno feriadão, a Cidade do Rock será palco de uma celebração sofisticada e elegante, marcada por uma curadoria artística refinada, que atravessa estilos, gerações e movimentos culturais.

Com apresentações já confirmadas — Elton John, headliner da data, e Gilberto Gil —, o line-up ganha nomes que representam a força da música contemporânea, como Jon Batiste e Laufey, uma das artistas mais potentes da nova geração e fenômeno recente de público. Para completar, o conceito de shows exclusivos e inéditos idealizado especialmente para a Cidade do Rock: Luísa Sonza convida Roberto Menescal, Péricles canta Motown e Roupa Nova convida Guilherme Arantes, reunindo artistas que representam capítulos fundamentais da trajetória da música no Brasil.

Palco Mundo

Jon Batiste fará uma estreia triunfal na Cidade do Rock, no Palco Mundo. Considerado um dos artistas mais versáteis e influentes da música contemporânea, ele é conhecido por transitar com maestria entre o jazz, o soul, o R&B, o pop, o blues e a música clássica, além de uma carreira definida por criatividade, excelência técnica e impacto cultural. Multi-instrumentista nascido na Louisiana, Batiste ganhou reconhecimento mundial por meio de suas composições originais e trilhas sonoras para filmes, incluindo a premiada composição "It's All Right" do filme Soul, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original em 2021.

Antes de Jon, Luísa Sonza fará um show inédito e original no Palco Mundo, abrindo as apresentações do espaço. Um dos principais nomes do pop brasileiro da última década, a cantora construiu uma carreira marcada por canções que se tornaram sucessos enormes e foram grandes destaques do pop nacional. Ela convidará ao palco Roberto Menescal, maior ícone vivo da bossa nova de sua geração. Aos 88 anos e com 72 anos de carreira, o compositor, guitarrista e produtor é um dos nomes mais influentes da história da música brasileira.

Palco Sunset

Headliner do Palco Sunset, Laufey tem cativado uma geração com canções virtuosas sobre amor e autodescoberta, materializando sua visão de um pop infundido por jazz e música clássica.

Também no mesmo espaço, Péricles apresenta um show inédito, criado exclusivamente para o festival, dedicado à Motown - um dos selos mais importantes da história da música e peça-chave na construção da black music moderna - , com uma banda formada especialmente pelo Rock in Rio para acompanhá-lo nessa apresentação.

Consagrada como uma das maiores bandas da música brasileira e também a voz por trás da emocionante música-tema do Rock in Rio, o Roupa Nova fará um show original e inédito no Palco Sunset convidando Guilherme Arantes. Com mais de quatro décadas de trajetória, o grupo acumula números expressivos, como mais de 20 milhões de cópias vendidas, 38 discos lançados e um histórico único de trilhas sonoras que atravessam gerações, incluindo sucessos como "Whisky a Go-Go", "Dona", "Volta pra Mim", "Anjo" e "Seguindo no Trem Azul". O encontro ganha ainda mais força com a participação de Guilherme Arantes, cantor e compositor de clássicos como "Meu Mundo e Nada Mais", "Planeta Água" e "Cheia de Charme", além de um repertório amplamente presente em mais de 20 trilhas de telenovelas.

Sobre o Rock in Rio

Desde a primeira edição, já gerou mais de 297,6 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2024, um impacto econômico de R$ 2.9 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Em 2022, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 12.3 milhões de visitantes, que assistiram a mais de 4.667 artistas em 141 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 146 milhões de pessoas alcançadas pelas comunicações nas redes sociais na edição que celebrou os 40 anos do Rock in Rio.

Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 118 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, mais de 4 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 - Eventos Sustentáveis, é neutra em carbono desde 2006 e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).