Por: Redação

Multibloco desfila no Rio e em Niterói com o tema "De volta à Bahia" no Carnaval 2026

Tradicional bloco confirma desfiles nos dois municípios no Carnaval de 2026 | Foto: Igor Siqueira

Com tradição de quase 20 anos, o Multibloco está confirmado mais um ano para desfilar no Carnaval 2026. Serão dois desfiles, o primeiro no  dia 14 de fevereiro, sábado de Carnaval, na Lapa, Rio de Janeiro; e no dia 18 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, em Niterói, com o tema "Multibloco 2026: De volta à Bahia".

Dez anos depois, o bloco retoma uma das homenagens mais queridas de sua história, celebrando a pluralidade cultural da Bahia, berço de ritmos, canções e manifestações que atravessaram gerações e fazem parte da memória do carnaval brasileiro.

Abrindo os caminhos

De acordo com a organização, o desfile terá uma abertura especial com defumadores, que irão "abrir os caminhos" do cortejo, seguida por uma série de performances artísticas que integram música, dança e referências da cultura afro-brasileira. Entre os destaques estão Bruna Christine, finalista do concurso Beleza Negra do Bloco do Ilê Ayê, como Deusa de Ébano, e as ritmistas e performers Fernanda e Júlia, homenageando às orixás Iansã e Iemanjá.

Antes dos desfiles oficiais, o público poderá acompanhar o Multibloco nos ensaios pré-carnavalescos. No dia 1º de fevereiro, acontece o primeiro ensaio geral com trio elétrico, na Lapa. No dia 3 de fevereiro, será realizado o ensaio técnico em Niterói. Já no dia 9 de fevereiro, ocorre o ensaio geral aberto na sede do Cordão da Bola Preta, na Lapa, e no dia 12 de fevereiro, o bloco se apresenta na abertura do Bloco Dus Impussivi, no Centro do Rio de Janeiro.

Fundado por Lino Amorim, responsável pela direção musical, e pela Maestrina Thais Bezerra, uma das pioneiras femininas responsável pela regência da bateria do bloco nesses 17 anos, o Multibloco reúne diversidade, folia e cultura. Ao longo desses anos, o projeto se consolidou como um dos mais expressivos blocos percussivos da cidade, reunindo atualmente cerca de 280 ritmistas e atuando também em formato de banda e em módulos temáticos ao longo do ano. “Minha expectativa para o Carnaval do Multibloco 2026 é de celebração e retorno a um tema que foi escolhido pelos integrantes e foi muito marcante na nossa história, com novo olhar, novas músicas, 10 anos depois.” explica Thais, que completa “Trazer a Bahia como tema é reafirmar a força das afro-brasilidades que atravessam nossa música e a minha própria trajetória. Sendo uma mulher estando à frente da bateria há quase duas décadas, regendo mais de 200 pessoas, é uma construção coletiva de resistência, aprendizado e afeto. O Multibloco faz parte da minha formação como percussionista, maestrina e pesquisadora. É um projeto feito de encontros, onde pessoas viram família, a equipe é unida e seguimos sonhando juntos, acreditando e fazendo o Carnaval acontecer ano após ano.”

Neste tempo, o Multibloco também se expandiu para Niterói, onde realiza oficinas no bairro do Cafubá, na Escola Democrática, e desfiles na Praia de Piratininga, na Quarta-feira de Cinzas, fortalecendo sua atuação cultural fora da capital fluminense

O Bloco

Fundado em setembro de 2008, na Lapa, o Multibloco foi idealizado pela Multifoco para os funcionários da editora para brincarem o carnaval e, para realizar esse sonho, contou com a parceria de Thais Bezerra e Lino Amorim, que colocaram o foco em uma Escola Percussiva que hoje atende quase 300 pessoas por ano, ensinando diversos ritmos musicais

Os Fundadores

Thaís Bezerra é diretora artística, maestrina e produtora do Multibloco. Doutoranda em Educação Musical pela UFRJ, mestra em Ensino de Práticas Musicais pela UNIRIO e especialista em ORFF Schulwerk (Califórnia, EUA), já atuou como Spring Artist in Residence no Samba Funk, na Califórnia, regendo no Carnaval de San Francisco e Oakland. É professora de música da Rede Municipal do Rio de Janeiro, tendo ministrado aulas na Finlândia, Espanha e Cuba. É autora do livro “Tá no Batuque: o Ensino de Instrumentos de Percussão para Bloco de Carnaval” (2018).

Lino Amorim é diretor musical, arranjador e guitarrista do Multibloco. Bacharel em MPB com habilitação em Arranjo Musical pela UNIRIO, mestre em Música pela mesma instituição e doutor em Música pela UFRJ, desenvolve pesquisas sobre baterias de escolas de samba e repertórios dos blocos de carnaval do Rio de Janeiro. Também é diretor executivo da Associação de Blocos de Carnaval Coreto.