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Sedãs que resistem à moda dos SUVs

Sedã Virtus está maior e mais equipado | Foto: Divulgação/Folhapress

Por Eduardo Sodré (Folhapress)

Os SUVs compactos dominam o mercado, mas ainda perdem em versatilidade para os sedãs de porte similar, que oferecem mais espaço para bagagens por preços menores. Se os poucos centímetros a mais na altura não fizerem diferença, vale conhecer modelos como o Volkswagen Virtus e o Fiat Cronos.

O VW chegou para o teste Folha Mauá na versão 170 TSI com câmbio automático, cujo motor 1.0 turbo flex oferece 116 cv de potência. Anunciado por R$ 128.490, é a opção intermediária da linha. No geral, os preços vão de R$ 108.990 (Sense 170 TSI com câmbio manual) a R$ 168.490 (Exclusive 250 TSI, como motor 1.4 turbo de 150 cv).

O Virtus avaliado não impressiona no primeiro olhar. Há seis airbags entre os itens de série, mas o acabamento é simples, com tecido cinza e volante sem revestimento de couro. Ao virar a chave — não há partida por botão —, o painel digital e a central multimídia melhoram a impressão.

Nota-se um atraso nas reações durante manobras de estacionamento, resultado da adequação do carro às normas ambientais vigentes. Leva tempo para o motorista se acostumar, mas a compensação vem no baixo consumo de combustível.

De acordo com as medições feitas pelo Instituto Mauá de Tecnologia, o Virtus é capaz de rodar 22,8 km com um litro de gasolina na estrada, a uma velocidade constante de 90 km/h. No uso urbano, a média de 10,3 km/l quando abastecido com etanol está entre as melhores entre todos os carros flex já testados.

A falta de regulagem de profundidade da coluna de direção não permite achar a melhor posição para dirigir. O sedã Fiat cansa mais no dia a dia, e isso faz diferença para quem precisa do carro para o trabalho.

No desempenho, o turbo dá vantagem ao Virtus. Além de ter sido mais econômico em todas as medições, o modelo da Volkswagen foi superior em aceleração e frenagem.

Para compensar, o Cronos oferece mecânica simples, que facilita a manutenção de modelos fora da garantia. É um dado importante dentro da proposta racional dos sedãs compactos, que são a escolha de muitos taxistas e motoristas por aplicativo.

Diferentemente do que ocorreu no Virtus, o acabamento do Cronos causou boa impressão. Além da forração de couro no volante do modelo testado, a partida é feita por botão e o ar-condicionado tem regulagem digital de temperatura.

Entre janeiro e junho, o sedã compacto da Volks chegou a 17,7 mil emplacamentos, segundo os dados da Fenabrave (associação dos distribuidores de veículos). Já o Cronos, teve registrados 14,6 mil licenciamentos.