O Brasil aproveita a visibilidade global da COP30, em Belém, para mostrar ao mundo um turismo com propósito: sustentável, inclusivo e aliado da preservação ambiental.
Na abertura da Blue Zone, ao lado do presidente Lula, o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou o papel do setor como pilar do desenvolvimento sustentável e motor da economia verde, especialmente na Amazônia.
Segundo ele, o turismo responsável transforma o visitante em um aliado da floresta, ao valorizar comunidades locais, culturas e saberes tradicionais.
No estande "Conheça o Brasil", a pasta promove painéis sobre turismo regenerativo e lançou o inédito Catálogo de Experiências Turísticas - Edição Especial COP30, com mais de 100 roteiros autênticos que exaltam a sociobiodiversidade e práticas de baixo impacto ambiental.
O Pará, naturalmente, é o grande destaque, com vivências que vão da Ilha do Combu à Trilha Amazônia Atlântica, revelando um Brasil que preserva, acolhe e inspira — um país que une conservação, inclusão e desenvolvimento por meio do turismo.