Ancelotti convoca sete jogadores que atuam no futebol brasileiro para a última Data FIFA do ano
Na tarde desta segunda-feira (3), na sede da CBF, na Barra da Tijuca - Zona Sudoeste do Rio de Janeiro -, o técnico Carlo Ancelotti anunciou os 26 convocados que defenderão a Seleção Brasileira na última Data FIFA de 2025.
O Brasil enfrentará o Senegal no dia 15 de novembro (sábado), no Emirates Stadium, casa do Arsenal, em Londres (Inglaterra). Em seguida, a Seleção partirá para a França, onde enfrentará a seleção da Tunísia no dia 18 (terça-feira), no moderno Stade Pierre-Mauroy, também conhecido como Decathlon Arena, em Lille.
A proposta de Ancelotti é de enfrentar seleções de todos os continentes antes da Copa do Mundo FIFA 2026. Após enfrentar seleções sul-americanas nas eliminatórias e as seleções asiáticas na última Data FIFA, o ano brasileiro será encerrado com adversários africanos. E não serão jogos fáceis. O Brasil, por exemplo, nunca venceu o Senegal em jogos oficiais entre as seleções profissionais. Já a Tunísia venceu a França na última Copa do Mundo.
Mas a grande polêmica da tarde foi mesmo a convocação. Dos 26 atletas chamados por Ancelotti, sete deles atuam no futebol brasileiro, que entrou em uma fase decisiva do calendário, com a reta final do Brasileirão e a aguardada final da Copa Libertadores da América.
Para o treinador, é um sacrifício que deve ser feito por quem sonha em ir para a Copa do Mundo, já que o calendário sul-americano de 2025 não pode ser alterado.
"Sabemos da dificuldade do calendário [do futebol brasileiro], mas entendo que, neste momento, a prioridade é Seleção Brasileira. Então, convocamos jogadores que acredito que possam ajudar a equipe nacional, como os atletas do Flamengo e o Vitor Roque, do Palmeiras", afirmou Carlo Ancelotti.
De fato, os atletas convocados terão poucos dias de descanso até a final da Libertadores, que está programada para o dia 29 de novembro, em Lima, no Peru.
Novatos
Dentre as novidades desta convocação, estão Vitor Roque, o "Tigrinho" do Palmeiras, e o lateral-esquerdo Luciano Juba, destaque do Bahia na temporada. Juba, inclusive, já havia aparecido em algumas pré-convocações de Ancelotti, mas só agora foi efetivamente chamado para defender a seleção nacional.
"Ele [Luciano Juba] é um jogador com um perfil técnico muito importante. No domingo (2), deu uma assistência muito boa para o gol do Bahia. E é um jogador que está jogando muito bem pelo Bahia como lateral-esquerdo, mas que também pode jogar por dentro. Acredito que assim como fizemos essa avaliação na lateral que fizemos com Douglas Santos e Caio Henrique, possamos também fazer com ele. Ele merece essa avaliação", justificou Ancelotti.
Já a convocação de Vitor Roque causou polêmica porque o principal atacante palmeirense ficará de fora do clássico contra o Santos, que será disputado no dia 15, num contexto em que o Alviverde Paulista disputa o Brasileirão contra o Flamengo.
Jogadores técnicos
Logo no começo da coletiva, 'Carletto' avisou que não tem conversado com Neymar e que espera que ele consiga recuperar sua condição física, mas a grande expectativa desta tarde era pela convocação de outro medalhão da Seleção Brasileira: o meia Philippe Coutinho, do Vasco, que vem recuperando seu bom futebol com grandes atuações, mas ainda sem ter a mesma intensidade que o fez referência da Canarinho nos últimos dois ciclos de Copa do Mundo.
Em meio a essas expectativas, Ancelotti admitiu que poderá convocar um jogador que não tenha tanta intensidade, mas que compense com grande habilidade técnica. Os famosos jogadores capazes de decidir em um tempo só, contanto que tenham saúde para jogar a competição inteira.
"Posso, sim, convocar um jogador que não tenha intensidade para jogar o primeiro ou o segundo jogo. Mas não vou convocar jogadores que não tenham intensidade para disputar o Mundial. Isso está fora de cogitação. Precisamos de jogadores que estejam fisicamente aptos e em alto nível", comentou.
Ou seja, a minutagem e o desempenho em campo desses medalhões são fundamentais para sonhar com uma possível vaga na Copa do Mundo 2026.
Paulo Henrique
Destaque na última convocação, o lateral-direito do Vasco, Paulo Henrique, foi elogiado por Ancelotti, que assistiu o jogo entre Vasco e São Paulo, em São Januário, no domingo (2).
"O Paulo Henrique foi muito bem em sua primeira convocação. Marcou um gol e jogou bem contra o Japão. Acho que ele merece estar na Seleção. Ontem, ele fez um bom jogo. O Vasco fez um bom primeiro tempo contra um São Paulo que soube se defender. E o ambiente de São Januário é espetacular. Agradeço ao clube pela recepção", comentou.
Laterais do Flamengo
Dentre os defensores, Carlo apostou na dupla de laterais do Rubro-Negro carioca. Figurinhas carimbadas na 'Era Tite', Alex Sandro e Danilo retornam à Seleção para agregar experiência.
"São dois contextos distintos. O Alex Sandro, quando está bem, é um lateral-esquerdo muito confiável, porque tem experiência e conhece muito bem a posição, como ele demonstrou em nossos jogos em junho. Ele tem personalidade, então, estando em bom nível físico, é um dos melhores laterais que a Seleção Brasileira tem. Do outro lado, Danilo é um caso diferente. A ideia que tenho dele é que ele é o único defensor brasileiro que pode jogar em todas as posições da defesa brasileira. Ele pode jogar de lateral-direito, de zagueiro, de lateral-esquerdo sem qualquer problema. Além do mais, eu gosto muito da experiência e da liderança dele", justificou.
O problema é que, estando com a Seleção, a dupla ficará de fora do jogo Sport x Flamengo, na Arena Pernambuco, válido por rodada atrasada do Brasileirão, em um momento em que o Flamengo disputa o título brasileiro com o Palmeiras ponto a ponto.
Indefinições
Questionado sobre a grande quantidade de laterais que convocou desde que chegou ao Brasil, Ancelotti negou que seja uma posição indefinida, mas que ele segue querendo conhecer as opções para fazer as melhores escolhas para a Copa do Mundo.
"Nós fazemos testes para não errarmos na lista final. E acho que na nossa última convocação, encontramos um lateral-esquerdo muito bom, o Douglas Santos. Então, fazemos esses testes para não errarmos na lista definitiva. Por isso que quero conhecer bem de perto os jogadores e as pessoas", disse.
Sem espaço para mais novidades?
Após os jogos de novembro, restará apenas mais uma Data FIFA antes da convocação final para a Copa. Ancelotti deu a entender que os jogos de março já serão disputados pelos atletas que ele considera ideais para o Mundial, mas sugeriu que poderá haver novidades até o dia da lista final.
"Eu acho que a Data FIFA de março [de 2026] terá uma lista muito próxima da definitiva. Óbvio que haverá dúvidas, porque quando se tem muitos jogadores à disposição, você fica com essa dúvida até o último dia. Mas acredito que essa Data FIFA de março está muito próxima da convocação para a Copa do Mundo", concluiu.