Por Paula Vieira
O estande do Sesc RJ na ABAV Expo 2025 chamou atenção pelas atrações imersivas. Quem passou pelo espaço de 200 m² no Pavilhão 3 podia experimentar um quarto de hotel montado, relaxar em uma área de massagem, registrar fotos em cenários instagramáveis dos destinos da rede e provar a gastronomia dos Bistrôs Sesc, conhecida por aliar qualidade e acessibilidade. A experiência transformou o estande em um ponto de parada obrigatório para profissionais e público em geral que participou da feira.
"Aprendemos muito com nossa participação em 2023. Agora em 2025 participamos de forma ainda mais estruturada. Entendemos como montar nosso estande, quais atrativos colocar, os serviços para o setor de turismo, como hotéis, passeios, turismo social e a nossa gastronomia, que é bem ampla e tem toda uma pegada para receber turistas nos nossos bistrôs", contou Adriana Homem, diretora de Turismo Social, Hotelaria e Alimentação do Sesc RJ.
Segundo Adriana, o empenho do Sesc, em parceria com Senac e Fecomércio, foi decisivo para manter a ABAV no Rio. "A participação do Sesc é fundamental porque trabalhamos diretamente para a ABAV Expo voltar ao Rio. Por conta do Sesc, Senac e Fecomércio, a ABAV fica no Rio em 2027, 2029, 2030, 2031 e 2032. Se não fosse esse esforço, a feira não estaria aqui".
O estande na ABAV Expo também reforçou números expressivos da rede, com seis unidades em operação, que receberam mais de 106 mil hóspedes em 2024. Uma sétima unidade está em construção em Miguel Pereira, no interior do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, o projeto Turismo Social beneficiou mais de 30 mil pessoas com excursões e roteiros acessíveis, enquanto os Bistrôs Sesc deram visibilidade à gastronomia de qualidade oferecida nos hotéis e centros culturais.
Senac RJ apresenta proposta inovadora e economia criativa
O Senac RJ trouxe ao Pavilhão 4 sua proposta de inovação aplicada ao turismo, com a Cápsula Centro de Inovação, que conecta comércio, serviços e economia criativa. No estande, laboratórios interativos, impressoras 3D e experiências imersivas permitiram aos visitantes conhecer a história de prédios do Centro do Rio e outras atrações turísticas de forma inédita.
No evento, a presença do Sesc também teve dimensão cultural, com shows e atividades de lazer. Na abertura, o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior anunciou a expansão da rede hoteleira com um novo hotel em Paraty, com 48 acomodações, estacionamento para 34 veículos, piscina, sauna e áreas de lazer, aumentando a oferta de hospedagem acessível e de qualidade para trabalhadores, dependentes e turistas em geral.
O novo hotel ficará onde funciona atualmente o Garden Hotel Paraty, no bairro Caborê. O terreno tem 10,5 mil m², sendo 2,2 mil m² de área construída.
"Desde a Flip até a materialização da assinatura, tudo aconteceu de forma muito ágil e comprometida. Agradeço ao Conselho pela confiança na aprovação e pelos votos de sucesso à nossa administração. É mais um passo importante para o crescimento institucional e um passo ainda maior para os comerciários do estado do Rio de Janeiro", destacou Queiroz.
As outras unidades do Hotel Sesc em funcionamento ficam em Copacabana, Nova Friburgo, Cabo Frio, São João da Barra, Petrópolis e Teresópolis.