Por Paula Vieira
O estande do Rio de Janeiro foi um dos grandes destaques da 52ª edição da ABAV Expo, realizada entre os dias 8 e 10 de outubro, no Riocentro. Em três dias de feira, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio promoveram os atrativos turísticos das 12 regiões turísticas fluminenses, representando mais de 40 municípios e evidenciando a diversidade cultural, gastronômica e natural do estado.
A participação do Rio de Janeiro na ABAV Expo reforçou a importância das feiras e eventos para o fortalecimento do setor e para a integração dos diferentes destinos turísticos do país. Durante o evento, a Setur-RJ realizou um encontro com secretários estaduais, gestores municipais e representantes do trade turístico nacional, visando parcerias e novos negócios.
Na reunião, o secretário de Turismo Gustavo Tutuca e o subsecretário Nilo Sérgio Félix receberam o título de Cidadãos do Rio Grande do Norte, concedido pelo deputado estadual Luiz Eduardo Bento. A honraria reconhece as ações dos gestores no fortalecimento do turismo brasileiro.
"O turismo é feito de conexões. Nada melhor do que reunir quem faz o setor acontecer para celebrar conquistas e planejar os próximos passos", afirmou Tutuca.
Parcerias internacionais e novos investimentos
Entre os destaques do estande fluminense, Tutuca recebeu uma carta de intenções da cidade de Orlando, com o objetivo de desenvolver ações de cooperação no turismo internacional: "O Alejandro está trazendo aqui a carta de intenções da cidade de Orlando para desenvolver o turismo entre a cidade de Orlando e o estado do Rio de Janeiro. Seguimos com nosso trabalho de promoção do Rio de Janeiro no turismo internacional, batendo cada vez mais recordes", afirmou o secretário.
Durante a feira, o estande do estado também recebeu empresas de cruzeiros e companhias aéreas, reforçando o potencial do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e ampliando o diálogo com o setor de transporte e hospedagem.
O presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, celebrou os resultados expressivos de visitantes: "Recebemos a notícia de que o Rio de Janeiro atingiu a marca de 1,6 milhão de turistas estrangeiros e queremos chegar a 2,2 milhões ainda em 2025", afirmou.
Turismo impulsiona economia do Estado
Em entrevista concedida à Rádio Tupi, no mezanino do Correio da Manhã, que realizou a cobertura especial do evento, Tutuca destacou a relevância da feira para o fomento econômico e turístico do Rio.
"A feira é importante tanto para os negócios quanto para os visitantes conhecerem as novidades do Rio de Janeiro, que oferece atrações além das praias. Estamos tendo mais procura pela área do Vale do Café, também buscamos incentivar a Rota do Vinho, na região serrana."
O secretário também anunciou o volume recorde de investimentos no setor: "Fechamos esse ano com R$ 100 milhões em patrocínio para promoção, eventos e ações de políticas públicas, o que me deixa muito feliz e mostra que o governador está cumprindo sua promessa de utilizar o turismo como mola propulsora do desenvolvimento do nosso estado".
Interior em evidência: o Circuito da Laranja
Entre as atrações do interior fluminense, o "Circuito da Laranja", do município de Tanguá, foi uma das experiências apresentadas no estande do estado, destacando os Caminhos da Mata. O projeto, de base comunitária e voltado à zona rural, foi representado pelo subsecretário de Cultura e Turismo, Petterson Souza, que frisou a importância do apoio estadual para o fortalecimento da iniciativa.
"Hoje estamos apresentando o Circuito da Laranja, que é o maior circuito do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um circuito de base comunitária da zona rural (...) todo ano participamos no estande do governo com o município de Tanguá. Assim que o Governo abre as portas, a gente vem para divulgar o circuito, que é nosso carro-chefe", explicou.
A proposta reforça o trabalho integrado do governo estadual na promoção das 12 regiões turísticas, estimulando o intercâmbio entre municípios e valorizando o potencial do turismo na capital, mas também a cultura interiorana. A ação do estado possibilitou que pequenas cidades pudessem exibir seus atrativos na ABAV Expo.