Por:

ABAV Expo 2025 Impulsiona turismo e reforça legado do Rio como vitrine internacional

Por Paula Vieira

Na coletiva de encerramento da ABAV Expo, realizada na última sexta-feira (10), a Associação Brasileira das Agências de Viagem apresentou o balanço da 52ª edição do evento. Nos dois primeiros dias, a feira registrou 31,9 mil visitantes, com projeção de alcançar 42 mil no resultado final, 3.254 reuniões de negócios e a presença de 14 destinos internacionais, entre eles China, Cuba, Costa Rica, Japão e México. O evento também contou com 354 jornalistas e 366 criadores de conteúdo credenciados.

Participaram do encerramento a presidente da ABAV, Ana Carolina Medeiros, a diretora de Turismo Social, Hotelaria e Alimentação do Sesc RJ, Adriana Homem de Carvalho, e o subsecretário de Turismo do Rio, Bruno Mattos. A diretora executiva da ABAV, Jerusa Hara, apresentou os principais números e o Censo ABAV 2025, que revelou as principais tendências do setor.

Tendências e novos nichos do turismo brasileiro

Segundo o levantamento, o turismo de sol e praia e o turismo cultural e histórico seguem como pilares consolidados. Já os novos nichos em expansão incluem ecoturismo, aventura, turismo gastronômico, religioso, da melhor idade, além de casamentos e lua de mel. Setores como turismo de luxo e eventos esportivos também ganharam destaque, reforçando o papel das agências como curadoras de experiências integradas.

Jerusa Hara destacou ainda a diversificação de portfólio e a inovação como estratégias para ampliar a competitividade sem elevar custos, evidenciando o amadurecimento das agências associadas.

Impacto econômico e legado para o Rio

O subsecretário Bruno Mattos revelou que o HotéisRio registrou 88,22% de ocupação na rede hoteleira da Zona Sudoeste durante a feira e apontou um recorde histórico de visitantes em setembro, com expectativa de crescimento de 20% até o fim de 2025.

Questionada pelo Correio da Manhã sobre o legado da ABAV Expo 2025 para a capital fluminense, Ana Carolina Medeiros destacou o impacto econômico e o fortalecimento da imagem do Rio como destino turístico:

"Percebemos o interesse de pessoas que vêm de outras regiões para participar da feira, em também conhecer mais a cidade. Esse é um dos legados, porque movimenta a economia, gera trabalhos, movimenta restaurantes, equipamentos turísticos. Entendemos que o Rio é vitrine do turismo brasileiro e internacional."

Próxima edição em São Paulo será mais sustentável

A próxima edição da ABAV Expo acontecerá em São Paulo, entre 30 de setembro e 2 de outubro de 2026, nos pavilhões Verde e Vermelho do Expo Center Norte. A expectativa é reunir 35 mil visitantes e 2 mil marcas expositoras. Segundo a Associação, 60% dos estandes foram vendidos nas primeiras quatro horas de abertura da planta.

Entre as novidades, a edição paulista trará uma forte pegada sustentável. Durante a coletiva, foi anunciado um acordo para o plantio de 2 mil árvores na Floresta Amazônica, em Rondônia, em parceria com expositores, por meio do projeto "Meu Pé de Árvore".