Por Paula Vieira
Durante a ABAV Expo 2025, no Riocentro, o Rio de Janeiro reforçou sua posição como destino turístico estratégico do Brasil e da América Latina. Em entrevista ao Correio da Manhã, o assessor de parcerias globais da Riotur, Vinicius Soares Menezes, destacou avanços no setor, incluindo novas rotas aéreas, projetos culturais e iniciativas que valorizam a identidade carioca.
O representante da Riotur revelou que a entidade vem trabalhando para atingir mercados estratégicos da América Latina, como o da Argentina, maior emissor de turistas estrangeiros para o Rio, que passa a contar com novos voos diretos de Córdoba, Mendoza e Rosário.
"Estivemos na semana passada em Buenos Aires, divulgando nossa cidade em terras argentinas. A Argentina é o país que mais destina visitantes ao Rio de Janeiro. Lá, divulgamos também novos três voos diretos de Córdoba, Mendoza e Rosário para o Rio de Janeiro. Isso vem agregando muito mais influência.", afirmou Menezes.
O assessor de parcerias globais também antecipou que estão em andamento negociações para voos diretos do Panamá em 2026 e tratativas com o México, visando ampliar o número de visitantes latinos e facilitar a locomoção de quem realiza o trajeto a trabalho.
Novos atrativos e revitalização urbana
Na cidade do Rio de Janeiro, os recentes projetos como a Rua da Cerveja, inaugurada em área revitalizada, e a Pequena África, na região do Píer Mauá, ajudam a impulsionar o turismo cultural e histórico. Outros atrativos em desenvolvimento incluem o Museu do Carnaval, no Sambódromo.
"O Rio de Janeiro é uma cidade com vocação natural para o turismo. Trabalhamos constantemente para oferecer novidades que contem nossa história, celebrem nossa cultura e criem oportunidades para que o visitante viva experiências únicas e o mundo volte seus olhos para a nossa cidade", disse Menezes.
Recorde de turistas estrangeiros
Somente no primeiro semestre de 2025, o Rio de Janeiro recebeu 1,154 milhão de turistas estrangeiros, um crescimento de 51,8% em comparação com o mesmo período de 2024, segundo a Embratur. Para o representante da Riotur, os números são reflexo da ampliação da malha aérea e das ações promocionais que incentivam o turismo também na capital, como os grandes shows da Madonna e da Lady Gaga, em Copacabana. Menezes ressalta que a meta é aumentar essas ações e destacar outros atrativos.
"Queremos que o Rio seja reconhecido também por sua culinária e pelo seu patrimônio arquitetônico. Nossa gastronomia tem um potencial enorme, e estamos trabalhando para que seja mais divulgado nacional e internacionalmente", destacou Vinicius Menezes.
Experiência na
ABAV Expo 2025
Durante os três dias de ABAV Expo, o estande do Rio de Janeiro teve grande circulação do público e ativações com centenas de pessoas. Por lá, os visitantes receberam mais de 600 ecobags sustentáveis, bottons, além de contarem com a presença dos tradicionais vendedores de mate.
Também foram divulgadas atrações como AquaRio, BioParque, bondinho do Pão de Açúcar e trem do Corcovado. O assessor de parcerias globais da Riotur ainda destacou a importância da parceria com redes hoteleiras para que os turistas tenham uma hospedagem de qualidade.
"Além de apresentar o AquaRio, o bondinho e o trem do Corcovado, temos o apoio de novos hotéis fazendo a parte hoteleira crescer junto, porque se tem turista, eles precisam se hospedar em bons lugares. Então trabalhamos em conjunto com redes de hotéis para os turistas terem uma estadia bem satisfatória em nossa cidade", explicou.
Com novos projetos, voos ampliados e fortalecimento de parcerias, a Riotur aposta no crescimento contínuo do setor: "Temos uma cidade vibrante, com potencial infinito para encantar. Nosso papel é mostrar isso ao mundo e garantir que cada visitante leve consigo a melhor experiência possível", concluiu Menezes.