Por:

ABAV Expo Rio começa com grandes nomes do turismo

Líderes governamentais presentes na abertura da ABAV Expo Rio 2025 destacaram os avanços do turismo brasileiro | Foto: Rogério von Kruger

Por Paula Vieira

Maior feira de turismo da América Latina, a ABAV Expo Rio 2025 abriu as portas para o público e para profissionais e empresas que desejam fazer negócios e conhecer as principais novidades do setor. Realizada no Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Sudoeste do Rio, a cerimônia de abertura do evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (8), no Anfiteatro, reunindo autoridades e representantes do setor.

A 52ª ABAV Expo Rio vai até o dia 10 de outubro. Em parceria com o Sistema Fecomércio RJ, o evento conta com duas mil marcas expositoras, em 437 estandes distribuídos por 40 mil m² dos pavilhões e deve receber mais de 40 mil visitantes até sexta-feira (10). Na cerimônia de abertura, a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, destacou as oportunidades da exposição, como as mais de 60 sessões de capacitação e presença de 100 compradores internacionais, além de 500 agentes de viagem convidados.

"Temos que pensar em ética, em todos os elos da cadeia de turismo. O agente é muito mais, é um profissional que estuda, se dedica e tem compromisso com o cliente final. Orgulhem-se do que vocês representam para o turismo brasileiro" afirmou a líder.

O presidente da Fecomércio-RJ, Antônio Queiroz, revelou a parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens para realização da ABAV Expo no Rio em anos ímpares até 2032. Em sua declaração, o mandatário também apontou a importância do setor na geração de empregos.

"Quando firmamos o compromisso de apoiar a realização da ABAV no Rio de Janeiro, tínhamos a certeza do sucesso do evento. Agora, a ABAV Expo retorna e fica conosco até 2032. Precisamos entender que o turismo é o maior gerador de emprego e a feira está maravilhosa", declarou o presidente da Fecomércio-RJ, Antônio Queiroz, que também frisou que o turismo é um grande gerador de empregos.

Cerimônia de abertura com grandes nomes do turismo

Liderada pela presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, a apresentação também contou com outros grandes nomes responsáveis pelo desenvolvimento do turismo no Brasil, como a coordenadora de projetos do Sebrae, Ana Clévia. Ela destacou como os pequenos negócios apoiados pela instituição também impulsionam o setor e geram renda para microempreendedores.

"Tenho a felicidade e a honra de estar participando desse momento histórico. Cada um de nós tem um papel fundamental no desenvolvimento do turismo brasileiro. Pode ser guia, empreendedor, alguém que sensibiliza outra pessoa para viver momentos incríveis (...) o Sebrae apoia pequenos negócios do Norte ao Sul do país e tem um papel de destaque neste cenário. Temos que celebrar esse momento único".

Brasil chega aos 7 milhões
de turistas estrangeiros

Um dos dados que mais chamou a atenção na apresentação foi o recorde do Brasil, que chegou aos 7 milhões de turistas estrangeiros recebidos em 2025. Em sua fala, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que o resultado positivo do Brasil no turismo advém de uma união de forças de profissionais e instituições que buscam um país melhor. O gestor celebrou o número de visitantes e indicou que o país deve completar os 8 milhões de turistas estrangeiros até o fim do ano.

"Cada município e autoridade conseguiu colocar suas diferenças políticas de lado e pensar o Brasil acima de tudo. Essa é uma conquista importante para o país, e também para o povo brasileiro, que é nosso grande conteúdo. Preparem-se porque vamos chegar a 8 milhões ainda este ano", disse o carioca Marcelo Freixo.

Além do ex-deputado, estiveram presentes nomes conhecidos pelos cariocas e fluminenses, como o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, e o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.

Rio de Janeiro como
destino internacional

Tutuca apontou que o resultado é fruto de uma unidade construída com os órgãos municipais, estaduais e o governo federal: "Poucos anos atrás, era impensável estarmos realizando um evento como este. Chegamos em 2025 celebrando esses números que passam por cima de qualquer diferença partidária. Junto com o governador Cláudio Castro, estamos trabalhando pelo desenvolvimento do turismo nesse estado tão importante e obtendo resultados expressivos", disse o secretário.

O secretário estadual apontou que o Estado do Rio de Janeiro superou a marca de 1,6 milhão de turistas internacionais ainda em setembro de 2025. Na sua visão, caso o número chegue aos 1,8 milhão previstos pelo estado, o crescimento médio será de 50%: "Quero celebrar esse momento em que voltamos a participar do cenário internacional, construindo um calendário de eventos robusto", explicou. Tutuca.

O presidente da Riotur, Bernardo Fellows, que participou do evento representando o prefeito Eduardo Paes e o vice Eduardo Cavaliere, enalteceu o trabalho e a união de forças movida por Antônio Queiroz, da Fecomércio, e Ana Carolina Medeiros, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV Nacional). O gestor também destacou os mais de dois mil eventos realizados pela Prefeitura do Rio e incluiu as mudanças no Galeão como um dos fatores que devem colocar o aeroporto entre os principais do país.

"Aqui temos os principais profissionais e destinos que nos ajudam a projetar o futuro do nosso turismo. Vivemos um momento muito especial no Rio de Janeiro. Neste ano, movimentamos mais de R$ 14,5 milhões na cidade. O Galeão é um grande ponto de entrada, pode voltar a ser um dos principais aeroportos do país. Só no primeiro semestre de 2025, o Rio de Janeiro realizou ou sediou mais de 2 mil eventos nas áreas de esportes, negócios e religião, entre eles o Rio Open, o Web Summit e a recepção da Cúpula do BRICS. O Rio segue trabalhando para oferecer experiências únicas aos visitantes e para que todos sempre tenham vontade de voltar" afirmou o presidente da Riotur.

Finalizando a cerimônia, a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Clara Lopes, ressaltou que comemorar os 7 milhões de turistas na ABAV Expo é um grande momento. Ela também destacou que foi instruída a trabalhar com o coração pelo setor e elogiou os colegas, além de apontar outras vertentes abordadas no setor atualmente.

"A Ana Carolina tem um papel atuante com o ministro Haddad e conosco. Destaco também os 7 milhões de turistas. Nunca se falou tanto em sustentabilidade, inclusão e responsabilidade no turismo. Precisamos proteger nossos públicos mais vulneráveis, pedindo aplausos aos agentes de turismo, destacando como trabalham e estudam para conhecer o Brasil e "vender" o país para as pessoas que buscam viagens", concluiu a secretária executiva.

O que esperar da
ABAV Expo 2025

O Censo ABAV, identificou que 70% das agências do Rio vendem prioritariamente turismo de lazer e 15% com turismo receptivo. O Rio se destaca por ter consumidores fieis, com 90% das vendas sendo para clientes recorrentes. Além disso, o ticket médio no estado é 20% a mais do que o nacional. Nos três dias de ABAV Expo, o trade de turismo marca presença com centenas de hotéis e resorts, e a participação das maiores companhias aéreas do mundo.

A ABAV também criou uma série de espaços específicos para networking e rodadas de negócio. Já o ABAV Talks reúne o público em cinco arenas com mais de 60 sessões que debatem tecnologia, inovação, sustentabilidade, diversidade, tendências de mercado, afroturismo, turismo sênior, entre outros. Para saber participar, basta se inscrever no site: abavexpo.com.br/inscricoes/.