Em um período em que a arte brasileira vive um momento de projeção internacional sem precedentes, cresce o interesse por artistas e profissionais vindos do Brasil. Uma nova geração de curadores e pesquisadores brasileiros vêm se destacando em instituições estrangeiras, redesenhando o mapa da arte contemporânea e posicionando o país como um polo criativo e crítico no cenário global.
É o caso da carioca Luiza Repsold França, que desde 2023 integra o time de curadoria de um dos mais importantes museus dos Estados Unidos, o Philadelphia Museum of Art. Atualmente, ela integra a equipe curatorial de "Pauline Boudry/Renate Lorenz: Moving Backwards", uma instalação de vídeo imersiva que combina dança urbana e coreografia moderna com a cultura underground queer e táticas de guerrilha. Está em visitação no Philadelphia Museum of Art até 29 de setembro.
Ela é co-curadora de uma instalação monumental do artista ganês El Anatsui, composta por mais de 200 elementos suspensos, feitos a partir de lacres de alumínio reciclados. A obra aborda temas como o comércio global, identidades pós-coloniais e os impactos do consumo excessivo sobre o meio ambiente.
Em parceria com a curadora Erica Battle, ela também desenvolveu a exposição "Begin Again: Repetition in Contemporary Art", cujo tema foi o uso da repetição como manobra conceitual durante as décadas de 1990 à 2010. A mostra contou com obras de artistas como Bruce Nauman, Lorna Simpson, Gabriel Orozco, e o brasileiro Marepe.
Luiza trabalhou também no El Museo del Barrio e Cooper Hewitt Smithsonian Design Museum, ambos em Nova Iorque, e no Museu de Arte do Rio - MAR. Além de realizar projetos curatoriais com grandes nomes da cena contemporânea global, sua pesquisa em história da arte é voltada para o Brasil e a América Latina e foca na valorização de artistas e narrativas historicamente marginalizados, e em especial a importância histórica da preservação e transmissão de conhecimento por meio do fazer manual.
É graduada em História da Arte pela Universidade da Pensilvânia e Mestre em História da Arte pelo Williams College e The Clark Art Institute com uma pesquisa sobre o papel da costura nas obras têxteis dos artistas brasileiros Arthur Bispo do Rosario, Rosana Paulino e Sonia Gomes.