Por: Da Redação

Flip 2025 carrega valorização da regionalidade e diversidade

Na edição da feira literária no município histórico de Paraty, as atividades serão realizadas em três espaços do Sesc | Foto: Divulgação

Rodas de conversas, shows poéticos, oficinas, contação de histórias, performances, intervenções artísticas e exposições fazem parte da programação do Sesc na Festa Literária Internacional de Paraty - Flip 2025, realizada de 31 de julho a 3 de agosto.

Escritores, artistas e personalidades de todas as regiões do país são convidados das diversas atividades, oferecidas gratuitamente em três espaços: o Sesc Santa Rita, a Casa Edições Sesc e a Casa Sesc, todos localizados no Centro Histórico de Paraty. Erlei Araujo, diretor interino de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, explica que a escolha das três casas para abrigar a programação foi feita a partir do compromisso do Sesc com a valorização da literatura e da cultura brasileira em toda a sua pluralidade. "São ações que ampliam o acesso à leitura, valorizam a educação e destacam a rica diversidade cultural de nosso país, alcançando diferentes públicos e faixas etárias", completa.

Programação em cada casa

No Sesc Santa Rita, unidade do Polo Sociocultural Sesc Paraty, os visitantes vão poder desfrutar de diálogos com autores e profissionais do meio literário, oficinas, contação de histórias, exposição e intervenções artísticas.

Na Casa Edições Sesc, a programação traz autores da editora de São Paulo e convidados, com debates sobre temas contemporâneos, presentes em suas recentes publicações.

Já a Casa Sesc contará com mediações de leituras, bate-papos, palestras, shows e intervenções. Também estarão disponíveis para venda títulos das Edições Sesc, Editora Senac São Paulo e Editora Senac Rio.

Ao longo dos quatro dias, o público poderá acompanhar conversas dos mais diversos temas, desde assuntos contemporâneos como "Inteligência Artificial e Direitos Autorais", com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Carmem Lúcia (Casa Sesc), a discussões sobre a sétima arte, com a cineasta Daniela Thomas e a pesquisadora Vera Hamburger (Casa Edições Sesc).

A poesia terá destaque na programação, com nomes como Leila Míccolis, Bruna Mitrano, Angélica Freitas e Lívia Natália. No primeiro dia de programação no Sesc Santa Rita, o gênero vai passear pelos Cafés Literários, oficinas e na leitura da literatura de cordel. Na Casa Sesc, os shows poéticos são o destaque, com Tiganá Santana e Adriana Calcanhoto.

A criação literária e o mercado editorial também estarão em pauta no Sesc Santa Rita, nos bate-papos de Tati Bernardi e Luciany Aparecida (De onde nasce a ficção?) e das editoras independentes Sony Fersesck (Roraima) e Aline Cardoso (Paraíba).

A natureza, as questões do meio ambiente e dos territórios serão discutidas em toda a programação, com destaque para as conversas que acontecem na Casa Edições Sesc, como "Observação de Aves e Conservação da Natureza" com Fabio Schunck e Tetê Espíndola e "Costa Norte do Brasil: Belezas e Desafios", com Fernando Gabeira e João Farkas.

O público infantil contará com uma programação especial, com contação de histórias no Sesc Santa Rita e mediação de leitura na Casa Sesc, com a Cia Doispralá Doispracá.

Outros temas atuais que serão contemplados nos espaços do Sesc são: o combate às fake news, com Marcia Tiburi e Jean Wyllys; Inteligência Artificial, com Marcelo Tas e Sergio Amadeu da Silveira; os caminhos para a educação inclusiva, com a ministra Macaé Evaristo e Sofia Netrovski; riscos, desafios e soluções de crescer em tempos de tela, com Daniel Becker e Gandhy Piorski; as tecnologias do encantamento entre o artesanal e o digital, com Nina da Hora e Aliã Wamiri.

20 anos do BiblioSesc

A programação do Sesc na Flip abre um espaço para a celebração dos 20 anos do BiblioSesc, projeto de democratização e incentivo à leitura. Uma mesa de debate e uma exposição no Sesc Santa Rita mostrará a trajetória da iniciativa, que conta com uma frota de 45 unidades móveis, composta por um acervo de obras diversificado e profissionais capacitados, que contribuem para a formação de novos leitores nas metrópoles, pequenas cidades e periferias do Brasil. Também serão distribuídos 300 livros dos vencedores do Prêmio Sesc de Literatura de 2024 para celebrar a data.

A programação do Sesc é gratuita e está disponível na íntegra no site sesc.com.br/sescnaflip.

Lançamentos editoriais

A programação do Sesc na Flip também conta com o lançamento de duas publicações: a nova edição da Revista Palavra e a edição de estreia da Revista Azul Amarelo. Distribuída anualmente, a Palavra reúne ensaios, entrevistas, poemas, contos e outros textos de artistas que participaram do maior circuito literário brasileiro, o Arte da Palavra.

A Azul Amarelo é uma revista que dialoga com a sociedade a partir de dos trabalhos desenvolvidos junto ao público pelo Sesc, em suas diversas áreas de atuação. Na publicação, o leitor descobre entre crônicas, matérias e entrevistas, uma história inspiradora ou até mesmo um novo roteiro turístico.

A distribuição das revistas é gratuita e elas também ficam disponíveis em versão on-line no site do Sesc.

Doação de alimentos

Durante os dias do evento haverá arrecadação de alimentos pelo Sesc Mesa Brasil, programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos. Os insumos serão doados para instituições sociais de Paraty. A iniciativa busca estimular a consciência social, ampliando o impacto do Sesc na Flip para além da cultura.

Espaços do Sesc no
Centro Histórico de Paraty

Sesc Santa Rita - Rua Santa Rita

Casa Sesc Editorial RJ - Rua Marechal Santos Dias

Casa Edições Sesc - Rua Marechal Santos Dias.