A estreia de 'Superman' nos cinemas marca um momento muito interessante para a cidade do Rio de Janeiro. A Cidade Maravilhosa foi escolhida para representar o Brasil na 'Tour Mundial' de divulgação do novo filme da DC. Ao lado de capitais como Paris, Londres, Nova York, Manila e Pequim, o Rio serviu de palco para entrevistas e fotos belíssimas do elenco (David Corenswet e Rachel Brosnahan) e do diretor (James Gunn) de 'Superman', que estreou nesta quinta-feira (10) nos cinemas brasileiros.
Isso reforça uma retomada da parceria do Rio de Janeiro com os grandes estúdios de cinema americanos.
Até pouco tempo atrás, muito por conta de eventos como a Comic Con Experience, e pela mudança de sedes desses estúdios - que deixaram a Cinelândia rumo à 'Terra da Garoa' -, era comum que essas estreias e turnês passassem por São Paulo.
Porém, há poucos anos, a Disney retomou o Rio de Janeiro como parceiro para esse tipo de evento.
Em 2024, por exemplo, o estúdio trouxe os astros Hugh Jackman e Ryan Reynolds, além de Emma Corrin e do diretor Shawn Levy, para o Rio, onde exibiram 40 minutos de 'Deadpool & Wolverine' e bateram um papo com centenas de fãs, que lotaram a Cidade das Artes para prestigiar seus artistas favoritos.
No fim das contas, o filme arrecadou mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias do mundo, sendo que o Brasil foi um de seus principais mercados no estrangeiro.
Da mesma forma, em abril de 2025, o MGM Amazon Studios trouxe a adorada atriz Viola Davis, para promover 'G20', seu novo filme original de ação que estreou na plataforma de streaming e foi sucesso de visualizações.
As imagens da atriz no Pão de Açúcar, onde ela apareceu de surpresa, rodaram o mundo.
Da mesma forma, as fotos do elenco de 'Superman' visitando o Cristo Redentor e dando a entrevista coletiva com o Pão de Açúcar ao fundo chamaram atenção internacionalmente pela beleza deslumbrante.
Esse tipo de ação é importante demais para o Rio, que é uma cidade que fez do turismo sua principal atividade de arrecadação. Quando fotos de artistas influentes em pontos turísticos da Cidade Maravilhosa rodam o mundo, isso incentiva turistas de todos os cantos do planeta a visitarem o Rio.
Investimento bilionário
Nesta semana, segundo estimativas da Oxford Economics, foi divulgado que o primeiro semestre de 2025 contou com a movimentação de mais de 1 bilhão de dólares na economia do Rio de Janeiro por meio da vinda de turistas dos Estados Unidos.
Eventos como o 'Todo Mundo no Rio', que trouxe a cantora Lady Gaga para a praia de Copacabana, certamente influenciaram esse número. Mas ter eventos com os grandes astros de Hollywood na cidade certamente ajuda a promover a imagem do Rio de Janeiro nas terras do Tio Sam.
A expectativa é que o Rio termine o ano tendo recebido mais de 1,8 milhão de turistas vindos dos Estados Unidos.
Cidade cinematográfica
Outra forma que esses eventos estimulam o crescimento do Rio é mostrando a cidade como cenário para os principais nomes de Hollywood.
Nos últimos anos, o Rio vem investindo em incentivos para estimular filmagens cinematográficas na cidade. Em 2024, por exemplo, foi registrado que o Rio de Janeiro ultrapassou Paris no ranking de cidades mais filmadas do mundo, com 7.885 diárias de filmagem naquele ano. Ainda falta muito para o topo, que é dominado por Los Angeles, nos EUA, e suas mais de 24 mil diárias, mas o Rio está no caminho certo.
O ideal agora é que outros gigantes do cinema mundial adotem novamente o Rio como parada obrigatória para a divulgação de seus filmes. Dessa forma, quem sabe a Cidade Maravilhosa não volta às principais telas do mundo e ainda atrai novos investimentos para as produções nacionais?