Por:

Mundial de surfe movimenta economia em Saquarema

Governo do Rio investiu R$ 12 milhões no evento | Foto: Philippe Lima

O quinto dia da etapa brasileira da Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL) foi de mar flat, mas de movimento intenso fora d'água. Com o apoio do Governo do Estado, o Mundial de Surfe em Saquarema transformou a cidade em um polo turístico e econômico. Comércios cheios, bares e restaurantes lotados e ativações nas areias de Itaúna marcaram a quarta-feira (25/06), reforçando o impacto positivo da competição na região.

"O Mundial de Surfe é mais do que um evento esportivo: é uma vitrine internacional para o nosso estado, uma alavanca para o turismo e uma engrenagem para a economia fluminense. Com os investimentos do Governo do Estado, conseguimos transformar Saquarema em um verdadeiro polo de desenvolvimento durante o campeonato. São empregos, renda, arrecadação e, acima de tudo, oportunidade para a população. A cada ano o impacto é maior, e nós seguiremos fortalecendo esse caminho que une esporte e progresso", declarou o governador Cláudio Castro.

Somente nesta edição, o Governo do Estado investiu mais de R$ 12 milhões no evento, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. O resultado é visível: a ocupação hoteleira chegou a 100% em Itaúna e alcançou 95% no restante da cidade. Além disso, o campeonato se tornou uma importante vitrine internacional para o estado do Rio, projetando o litoral fluminense para o mundo.

"É só dar uma volta por Saquarema para ver o impacto que o Mundial tem. A cidade está cheia, o comércio bombando, gente trabalhando. O surfe traz um movimento que faz bem pra todo mundo. E com o apoio do Governo, conseguimos potencializar isso, fazendo o esporte virar oportunidade de verdade para a população. E o melhor é que a cada ano o sucesso aumenta", disse o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

"A chegada do campeonato fomentou muito a economia da cidade. Novos negócios foram abertos, especialmente pousadas, porque a demanda é tão grande que Saquarema ainda está se estruturando para atender. Quando Itaúna lota, os turistas se espalham por bairros vizinhos", conta Gabriela Romanelli, empresária local e dona de pousada na região.

A movimentação também é percebida por ambulantes, como o vendedor de mate Thiago Silva, que viu suas vendas triplicarem durante o evento.

"Nessa época aparece muita gente nova trabalhando por aqui, até de fora da cidade. Todo mundo ganha. O público na praia aumenta muito durante o campeonato e as vendas disparam. A tendência é crescer ainda mais", disse.