Por Sônia Paes
Em um palanque que reuniu prefeitos, líderes empresariais, deputados e vereadores de todo o Médio Paraíba, no Estado do Rio, o governador em exercício Rodrigo Bacellar (União Brasil), fez a entrega nesta terça-feira, dia 24, de 27 novas viaturas operacionais semiblindadas, que vão ser distribuídas a unidades da Polícia Militar em Piraí, Volta Redonda, Angra dos Reis, Resende e Paraty.
- Foi-se o tempo em que as viaturas de PM do interior eram herdadas da capital. Essas viaturas novas são um sinal de respeito pelo policial, que vai trabalhar com mais segurança e conforto, e também um sinal da importância do interior para o Estado - disse Bacellar.
O governador em exercício assinou ainda o termo com a Prefeitura de Volta Redonda, sul do Estado do Rio, para a instalação do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar. A unidade ficará no bairro Roma e as obras foram iniciadas nesta terça-feira, dia 24. O evento aconteceu na sede do 5º CPA (Comando de Policiamento de Área) da PMERJ, na Vila Mury, onde também estava o ex-ministro Márcio Fortes.
Bacellar anunciou que pretende retornar região dentro de, no máximo, 30 dias, para anunciar novos reforços para a área de segurança. "Vou governar para todo o Estado do Rio, incluindo o interior. O Rio de Janeiro é um só", disse, referindo-se ao fato de ele assumir o comando do estado com a possível saída de Cláudio Castro que entrará na disputa pelo Senado em 2026.
-Ainda sou novo na política, mas vou honrar o que o meu pai me ensinou: trabalhar muito. Não ligo para vaidade e poder, mas os políticas neste palco mostram a minha responsabilidade - disse Bacellar, pedindo diretamente ao ex-governador Luiz Fernando Pezão, atual prefeito de Piraí, conselhos para governar o Estado. "Preciso de sua experiência para administrar um gigante como o Estado do Rio".
'Dia histórico'
O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, do PP, e o seu irmão o deputado estadual Munir Neto, do PSD, classificaram o evento como um "dia histórico" para o município. Munir, o primeiro a falar, ressaltou ter sido bem recebido por Bacellar, presidente da Alerj, quando assumiu o seu mandato na Assembleia. Disse ainda que Rodrigo Bacellar tem palavra e cumpre suas promessas.
Neto iniciou o discurso repetindo que o reforço na segurança significa não somente para Volta Redonda, mas para toda a região um dia histórico. Repetiu Munir e foi além ao falar do coronel Marcelo Menezez, comandante da PM: "Sou prefeito de seis mandatos e nunca vi um comandante tão dedicado e eficiente como o Menezes. Há três meses não temos um roubo de carro em Volta Redonda", comemorou, pedindo uma salva de palmas para as forças de segurança. Foi prontamente atendido.
Neto não deixou de lado Munir, idealizador e que brigou pela instalação do Batalhão de Ações com Cães. "O Munir é o grande vitorioso. Conseguiu trazer o Batalhão de Cães que irá atender toda a região", disse observado por seus colegas eleitos para as prefeituras do Médio Paraíba, além de vereadores, secretários municipais, ex-prefeitos e deputados estaduais.
Batalhão de Cães
em 21 cidades
O BAC será subordinad ao Comando de Operações Especiais (COE). Os animais das raças pastor belga malinois, labrador e pastor alemão integrarão a tropa. Além de drogas, os cães irão auxiliar na detecção de explosivos e em ações de busca e salvamento e busca e captura de pessoas.
O batalhão atuará nas 21 cidades da região cobertas pelo 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), incluindo o 28º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Volta Redonda, o 37º BPM de Resende, o 33º BPM de Angra dos Reis, o 10º BPM de Barra do Piraí e a 2ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) de Paraty.
-As novas viaturas estão dentro da política de melhoria das condições de trabalho dos policiais militares. Com a base do BAC na região, teremos um incremento nos resultados das nossas operações, já que o Batalhão funciona como um importante apoio nas ações da PM - explicou o secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes.
Presente no evento, o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Luiz Henrique, disse que o BAC terá um papel fundamental no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado em toda a região. "É um investimento que será mais do que justificado", disse.
Presenças no evento
Nem mesmo a manhã com temperatura fria desanimou a vinda de políticos e empresários de toda a região para o evento. Os prefeitos Luiz Furlani, da vizinha Barra Mansa; Rodrigo Drable, ex-prefeito e atualmente no governo do Estado do Rio; Aluízio D'Elias, de Quatis; Kaio do Diogo Balieiro, de Itatiaia; Alexandre Serfiotis, de Porto Real; Tande Vieira, de Resende; Babton Biondi, de Rio Claro; Luciano Muniz, de Pinheiral; e Kátia Miki, de Barra do Piraí, marcaram presença na cerimônia, entre outros.
De Volta Redonda, o delegado titular da 93ª DP (Delegacia de Polícia Civil), Vinicius Coutinho, o presidente da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Giovane Freitas Ferreira, o presidente da FOA (Fundação Osvaldo Aranha), Eduardo Padro, o empresário Antônio Cardoso, presidente municipal do PL, entre inúmeras autoridades estavam na sede do Ciosp. Participaram ainda da cerimônia o deputado federal Luiz Antônio, de Valença, o ex-ministro das Cidades, Márcio Fortes, secretários estaduais e municipais.