Por:

Unicamp e Petrobras lançam projeto para fomentar startups

Parceria inédita de pesquisa, desenvolvimento e inovação | Foto: Divulgação

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Petrobras assinaram nesta quarta-feira (27), em Campinas (SP), um acordo inédito de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para impulsionar a cadeia de energia, óleo e gás no país. Com duração de três anos, o projeto que recebeu o nome de Enfuse (Entrepreneurship for Future and Susteinable Energy) é voltado à criação de startups de alta tecnologia, conhecidas como hard techs, no setor de energia.

A iniciativa busca desenvolver e validar metodologias de gestão eficazes para um programa de formação de recursos humanos técnicos e de empreendedores, que possa ser replicável em outras regiões do país. O objetivo é fortalecer o setor energético brasileiro - a cadeia nacional de fornecedores de alta tecnologia - fomentando o desenvolvimento de empresas de base científica e tecnológica que poderão fornecer soluções inovadoras para o setor.

A cerimônia de assinatura do acordo contou com a presença de Paulo César Montagner, reitor da Unicamp, de Adriana Flosi, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, na ocasião representando Wanderley de Almeida, prefeito de Campinas em exercício, de Jullio Cesar Leite, gerente geral de gestão da inovação na Petrobras, de Luciano Felipe de Carvalho Rodrigues, pesquisador em inovação na Petrobras, de Ana Maria Frattini Filetti, pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, de Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp, de Ruy Quadros, professor titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências da Unicamp, e de Marcelo Souza de Castro, diretor do CEPETRO e coordenador do Projeto.

"Nosso maior desafio é transformar pesquisa de ponta em soluções práticas para o setor. Se a metodologia se mostrar eficaz, ela poderá ser adotada em todo o país, ajudando o Brasil a se tornar um polo de desenvolvimento de empresas de tecnologias energéticas", explica o professor Marcelo Souza de Castro, diretor do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) da Unicamp e coordenador do projeto de PD&I.

O acordo de pesquisa da Unicamp aprovado na chamada 1746/2024 da Petrobras será executado pelo Centro de Estudos em Energia e Petróleo da Unicamp (CEPETRO), em parceria com a Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp), o Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) e a Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (FUNCAMP).