A inauguração do Vila Galé Collection Ouro Preto, com investimento de R$ 150 milhões, marca a chegada da primeira bandeira internacional de hospitalidade a Minas Gerais em três décadas. Instalado no distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto — onde funcionou o tradicional Colégio dos Salesianos e antes dele o primeiro destacamento de polícia do Brasil — o hotel ocupa um sítio histórico de rara importância, agora restaurado com sofisticação e respeito ao patrimônio.
O empreendimento carrega o símbolo de Portugal no coração do barroco mineiro, declaradamente uma homenagem à profunda irmandade cultural entre os dois povos. No centro do brasão do novo Vila Galé, está o escudo do Aleijadinho, reafirmando a centralidade da arte, da história e da identidade mineira na experiência turística contemporânea. Ouro Preto, Patrimônio Mundial pela UNESCO, ganha um novo ícone da hospitalidade que conecta passado e futuro.
A inauguração se dá em um dos melhores momentos da história do turismo mineiro. Segundo o IBGE, Minas Gerais liderou o crescimento do setor em 2023, com avanço de 21,3%. Em 2024, o estado registrou mais de 32 milhões de visitantes, sendo o segundo destino turístico mais visitado do Brasil. A IATA destaca ainda o crescimento de 35% da malha aérea internacional com destino ao estado desde 2022.
O Vila Galé Collection Ouro Preto se soma a um ciclo virtuoso: 31 resorts e hotéis de alto padrão estão em construção atualmente em Minas Gerais, dentro de um universo de 341 novos empreendimentos hoteleiros em expansão. É a consolidação de uma nova matriz econômica baseada na cultura, no meio ambiente, na criatividade e na gastronomia — pilares da mineiridade.
Às margens da Estrada Real, entre igrejas seculares e paisagens únicas, o Vila Galé não é apenas mais um hotel: é o símbolo da Minas que acolhe o mundo, que gera empregos e autoestima, e que transforma sua história em futuro.
*Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais