Por:

Fundador do 6º ETA é herói da Aeronáutica

Legenda | Foto: CM

"Esta é a última vez que vos dirijo a palavra como vosso comandante e desejo que minhas palavras fiquem gravadas na vossa memória". Após aproximadamente um ano de escrever sua carta de despedida como primeiro comandante do 6º ETA, o fundador do Esquadrão Major Célio Seda se tornou herói da Aeronáutica.

Macaque in the trees
Acidente aéreo foi capa de jornais, como Correio da Manhã e O Liberal | Foto: Arquivo

Durante voo na selva amazônica, no dia 15 de abril de 1972, pilotando um Catalina, preferiu bater de frente a uma árvore, com o nariz do avião, para salvar a vida dos passageiros do aeroplano, em detrimento da sua. Somente ele morreu no acidente.

Confira a seguir, na íntregra, a sua carta de despedida do 6º ETA: 

"Que sejam minhas primeiras palavras de agradecimento pela honra que nos dão de vossas presenças para este ato de rotina em nossa vida militar.

Meus comandados.

Quando designado pelo Exmo Sr. Ministro da Aeronáutica há mais de dois anos para organizar e ativar este esquadrão, tive naquela ocasião oportunidade de dizer que cada um de vós teríeis em mim um verdadeiro amigo que sobretudo preza pela justiça e que de vós exigiria disciplina, trabalho e lealdade, para que irmanados pudéssemos levar a bom termo a tarefa que ora iniciava.

Hoje, ao deixar este comando, tenho certeza de que tudo fiz pra desempenhar cabalmente essa missão que me impuz e se esguitou com disciplina, distributivamente muita justiça, dentro de normas das quais nunca me afastei, apesar de muitas vezes ter sido solicitado pelo coração.

Amo e eu me prezo por ter sido de todos vós, leal e sincero, amparando a todos que de mim necessitaram, dentro das possibilidades - sem ferir as leis militares, não me acusando a consciência de qualquer injustiça. Isso importará na confissão de que sempre tive a intenção de cumprir os regulamentos e se por acaso cometi alguma injustiça inconscientemente, sempre estive pronto a remediá-la.

Meus camaradas, se me foi possível fazer um bom comando, foi devido à vossa colaboração cheia de patriotismo, entusiasmo e dedicação, prestada por todos vós, oficiais, sargentos, cabos e soldados, que tão dedicados e anonimamente trabalharam visando o renome e engrandecimento do 6º Esquadrão, unidade que hoje se ombreia com as melhores de nossa Força Aérea.

Ao vosso novo comandante, Major Laprént, presto aqui a minha homenagem à sua cultura e inteligência, fazendo votos para que realize um grande comando.

Meus comandados, esta é a última vez que vos dirijo a palavra como vosso comandante e desejo que minhas palavras fiquem gravadas na vossa memória.

Macaque in the trees
Promoção a Major Aviador | Foto: CM

Eu tive um grande orgulho de ser vosso comandante, e podereis estar certos de que levarei de vossa convivência uma grande saudade; e sabereis de muito que trabalhei e de muito que sofri no querer dar soluções certas e justas a todos os difíceis e complexos problemas que foram submetidos à minha decisão. Cultivai vossos amigos, oficiais, sargentos, cabos e soldados e vivei todos, irmanados na vossa paz, sede sobretudo muito leais e nunca vos esqueçais dos compromissos que prestastes perante a Bandeira e a Pátria e colocai sempre o Brasil acima de qualquer interesse. Que Deus vos abençoe juntamente com vossas famílias", foram essas as palavras da carta de despedida como primeiro comandante e fundador do 6º ETA, Major Seda, considerado, anos depois, herói da Aeronáutica.

Macaque in the trees
Nomeação como Segundo-Tenente | Foto: CM